plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
DE GRAÇA NO LÍBERO E NO SESC!

"Ecofalante" traz programação e debates ao Pará com 30 filmes 

Evento tem programação gratuita e aquece os debates sobre temas que serão discutidos na COP30

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia "Ecofalante" traz programação e debates ao Pará com 30 filmes  camera Mostra destaca produções amazônicas e paraenses, além de filmes reconhecidos nacionais e internacionais | (Divulgação)

A Mostra Ecofalante de Cinema chega ao Pará pela segunda vez consecutiva para exibir 45 filmes, entre 20 de agosto e 3 de setembro. Desta vez, quase 60% da sua programação é composta por filmes dirigidos por mulheres.

O festival, reconhecido como o mais importante evento sul-americano para a produção audiovisual ligada às temáticas socioambientais, destaca a participação feminina no cinema nacional e internacional, incluindo diretoras paraenses como Aldira Akay, Beka Munduruku, Rilcélia Akay e Priscilla Brasil.

Todas as sessões e debates tem entrada franca e ocorrerão no Cine Líbero Luxardo e no Sesc Ver-o-Peso, reforçando o compromisso do evento com a democratização do acesso à cultura cinematográfica.

Conteúdo relacionado

Nesta edição, a Mostra Ecofalante Pará presta homenagem ao cineasta Hermano Penna, celebrando seu legado com a exibição de "Fronteira das Almas" e "Sargento Getúlio". Penna nasceu no Ceará e sua obra é caracterizada por filmes com temáticas ligadas,sobretudo, ao Norte e Nordeste, como a questão dos povos indígenas e o cangaço.

Grande vencedor do Rio Cine Festival, onde acumulou os prêmios de melhor filme, direção, roteiro, fotografia, montagem e som, “Fronteira das Almas” (1987) é baseado na situação agrária do país, narrando as dificuldades enfrentadas por um grupo de agricultores no interior de Rondônia. No seu elenco estão reunidos nomes como Antônio Leite, Suzana Gonçalves, Fernando Bezerra e Marcélia Cartaxo.

Já “Sargento Getúlio”, considerado um clássico do cinema brasileiro, é uma adaptação do livro homônimo de João Ubaldo Ribeiro que acompanha Sargento Getúlio e o motorista Amaro viajando no cumprimento da missão de transportar um preso político de Paulo Afonso (BA) até Aracaju (SE).

Durante a viagem, a situação política se altera e o sargento recebe ordens de soltar o preso. Desconfiado, ele insiste em prosseguir, o que o transforma em inimigo da ordem. Perseguido e sentindo-se traído, Getúlio vê no cumprimento da missão a única razão de sua existência. O elenco é composto por nomes como Lima Duarte, Fernando Bezerra, Orlando Vieira e Flávio Porto.

O longa foi vencedor do prêmio de melhor direção no Festival de Locarno; melhor filme, melhor ator, melhor ator coadjuvante, melhor técnico de som e do prêmio da crítica no Festival de Gramado; Prêmio da Federação de Cineclubes/Unesco no Festival do Terceiro Mundo (França); e o prêmio especial do júri no Festival de Havana.

Destaques

A abertura da Mostra será marcada pelo filme "Não Haverá Mais História Sem Nós", da cineasta paraense Priscilla Brasil, que denuncia o histórico processo de exploração da floresta amazônica e revela como o racismo se organiza na ideia do "vazio demográfico". A sessão para convidados ocorrerá no dia 20 de agosto, às 19:00, no Cine Líbero Luxardo.

O festival terá como atração especial a exibição de "Pau D'Arco", premiado como Melhor Longa-Metragem pelo Júri da Mostra Ecofalante de 2025, realizada em junho deste ano em São Paulo. O documentário da diretora Ana Aranha acompanhou durante sete anos os desdobramentos de uma chacina que matou dez sem-terra em uma fazenda no sudeste do Pará. A sessão será seguida de debate e contará com a presença da diretora e do advogado, defensor de Direitos Humanos e um dos protagonistas do documentário, José Vargas Junior.

Vozes femininas e amazônicas

Os filmes dirigidos por mulheres na Mostra Ecofalante abordam temáticas de resistência, justiça social e protagonismo feminino. O festival dá especial destaque a “Mundurukuyü - A Floresta das Mulheres Peixe", dirigido pelas cineastas paraenses Aldira Akay, Beka Munduruku e Rilcélia Akay. O filme espelha a cosmologia Munduruku, onde humanos, na origem do mundo, se transformaram em florestas, plantas e animais, e foi selecionado no importante festival Hot Docs, no Canadá.

No curta-metragem, "Nosso Modo de Lutar", as diretoras Francy Baniwa, Kerexu Martim e Vanuzia Pataxó oferecem um olhar único sobre a resistência indígena contemporânea. O documentário mergulha no cotidiano do 20° Acampamento Terra Livre (ATL), a maior mobilização indígena do país, revelando como este espaço de luta política também funciona como um encontro de saberes ancestrais e práticas culturais diversas.

A grade de programação reúne ainda outras produções dirigidas por mulheres, como "Neve Negra", de Alina Simone, que retrata uma ecoativista siberiana apelidada de "Erin Brockovich da Rússia"; e "Democracia Noir", de Connie Field, vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival de Boston.

Um ponto alto da Mostra será a exibição de “São Palco - Cidade Afropolitana”, dos diretores Rose Satiko Gitirana Hikiji e Jasper Chalcraft. Vencedor do Prêmio do Público de Melhor Longa-Metragem da Mostra Ecofalante 2025.

Tentando responder a pergunta “o que artistas africanos que chegaram ao Brasil nos últimos anos carregam consigo na travessia?”, o documentário apresenta a cidade de São Paulo como um meta-palco ocupado por artistas do Togo, Moçambique, República Democrática do Congo e Angola, entre outras nações africanas, em diálogo com a população brasileira e suas aberturas, contradições e tensões.

A sessão de encerramento do festival traz "Quem É Essa Mulher?", de Mariana Jaspe, no dia 03 de setembro, às 17h, no Sesc Ver-O-Peso. O documentário acompanha uma pesquisadora da periferia de Salvador em sua jornada para desvendar a trajetória de Maria Odília Teixeira, neta de uma ex-escravizada que se tornou a primeira médica negra do Brasil.

Exibido no Olhar de Cinema - Festival Internacional de Cinema de Curitiba, Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul - Brasil, África, Caribe, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro e no Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (Pernambuco, o filme é um poderoso retrato sobre representatividade e reparação histórica da população afrodescendente no Brasil.).

Esquenta para a COP 30

A programação da Mostra Ecofalante Pará dialoga diretamente com os temas centrais que serão debatidos na COP30, oferecendo uma reflexão cinematográfica sobre as principais questões da agenda climática global.

Programação

PROGRAMAÇÃO CINE LÍBERO LUXARDO

20 de agosto (quarta-feira - abertura para convidados)

  • 19h - Não Haverá Mais História Sem Nós (76 min)

21 de agosto (quinta-feira)

  • 17h30 - Tesouro Natterer (84')
  • 19h30 - Feitos de Plástico (84')
  • Sessão seguida de debate

22 de agosto (sexta-feira)

  • 18h - Fiscal da Felicidade (94')
  • 20h - Nosso Modo de Lutar (15’) + Mundurukuyü - A Floresta das Mulheres Peixe (90')

23 de agosto (sábado)

  • 15h - Topo (83')
  • 17h - Nossa Terra, Nossa Liberdade (100')
  • 19h - Pau D’Arco (89’)
  • Sessão seguida de debate

24 de agosto (domingo)

  • 14h - São Palco - Cidade Afropolitana (72')
  • 16h - Fronteira das Almas (84')
  • 18h - Sargento Getúlio (84')
  • 20h - Memória Implacável (93’)

25 de agosto (segunda)

  • 18h - O Rancho da Goiabada (71')
  • 20h - Desterrar (93')

26 de agosto (terça)

  • 18h - Lista de Desejos para Superagüi (72')
  • 20h - Neve Negra (90')

27 de agosto (quarta)

  • 18h - Intervenção (94')
  • 20h - O Jogo da Mente (83')

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

PROGRAMAÇÃO SESC VER-O-PESO

28 de agosto (quinta)

  • 19h - A Campanha Contra o Clima (58')
  • Sessão seguida de debate

29 de agosto (sexta-feira)

  • 19h - Uma Nova Selva (84 min)

30 de agosto (sábado)

  • 15h - O Efeito Casa Branca (96 min)
  • 19h - O Pastor e o Urso (101 min)

31 de agosto (domingo)

  • 10h – Sessão FIFE (57 min)

2 de setembro (terça-feira)

  • 19h – Democracia Noir (113 min)

3 de setembro (quarta-feira)

  • 17h – Quem é Essa Mulher? (70 min)
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cinema

    Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

    Últimas Notícias