plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
POLÊMICA

Arábia exige que Disney elimine referências LGBTQ de filme

O país quer cortar trecho de 'Doutor Estranho no Multiverso da Loucura' em que uma personagem lésbica fala sobre suas "duas mães".

Imagem ilustrativa da notícia Arábia exige que Disney elimine referências LGBTQ de filme camera Cartaz de 'Doutor Estranho no Multiverso da Loucura' | Marvel Studios/Divulgação

Em pleno século 21 ainda existem lugares onde é proibido ser gay. Isso mesmo: pela lei de muitos países pelo mundo, em especial do Oriente Médio, a homossexualidade é crime e pode ser punida com a morte.

Segundo o código penal do país, oficializado em 1994, define que homens casados que tiverem relações com pessoas do mesmo sexo recebam pena de morte por apedrejamento. No caso dos homens solteiros, a punição é mais “amena”: chicotadas ou um ano de prisão. Já para as mulheres, independente do estado civil, a pena são sete anos de cadeia.

Essa semana, a Arábia Saudita exigiu que a Disney elimine todas as "referências LGBTQ+" do próximo filme de super-heróis da Marvel antes de sua estreia no país, explicou em esntrevista à AFP um responsável do governo.

Segundo Nawaf Alsabhan, supervisor responsável pela classificação etária dos filmes na Arábia, até o momento a Disney se negou a editar "cerca de 12 segundos" do filme "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura", cuja estreia está prevista para o início de maio, nos quais uma personagem lésbica, America Chavez, fala sobre suas "duas mães".

"É apenas ela falando de suãs mães, porque tem duas, mas no Oriente Médio é muito difícil passar algo assim", disse Alsabhan. "Enviamos a solicitação para a distribuidora e a distribuidora nos encaminhou para a Disney, mas a Disney não está disposta" a realizar as mudanças propostas, acrescentou Alsabhan, que negou as informações de que o filme seria proibido.

"Não foi proibido. Nunca será proibido. Não há motivos. É apenas uma simples edição [...] até agora se negaram mas não fechamos a porta, seguimos tentando", disse o representante sobre a retirada da referência LGBTQIA+ em "Doutor Estranho 2".

Veja também:

Questionado nesta segunda-feira (25), sobre a polêmica, um funcionário da empresa de salas de cinema AMC Cinemas da Arábia Saudita disse que o filme havia sido "retirado" do catálogo de exibição.

Como parte do programa de reformas deste país ultraconservador, o príncipe herdeiro Mohamed bin Salman levantou a proibição dos cinemas, em vigor há décadas, em 2017. Desde então, a venda de ingressos de cinema explodiu no país, com um aumento de 95% em 2021 em relação ao ano anterior, segundo a revista Variety.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura | Marvel Studios | Trailer Oficial Dublado

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias