Nesta quinta-feira (18), Belém foi destaque no programa Melhor da Noite, da emissora Band, apresentado por Otaviano Costa. Em um quadro especial do quadro "Olhar do Brasil", a cidade foi retratada como um verdadeiro centro de cultura, gastronomia e história, apresentando as principais atrações, desde o tradicional Mercado Ver-o-Peso até os sabores típicos que definem a culinária local.
Durante a atração, o público teve a oportunidade de conhecer mais sobre a diversidade da cidade, com participações especiais de personalidades locais como a artesã Gisele Alves, especialista no artesanato de miriti, a erveira Beth Cheirosinha, do Mercado Ver-o-Peso, e o DJ Dinho Tupinambá, que representaram com muito entusiasmo a rica tradição paraense.
Conteúdos relacionados:
- “Amazônia Live” contará com BRT gratuito após o show
- "Belém absorve todas as culturas", diz Zeca Camargo no Amazônia Live
- Amazônia Live: Mariah Carey faz história em show no rio Guamá
O programa foi uma imersão nas particularidades que tornam Belém única. O artesanato de miriti, produzido a partir de uma palmeira típica da Amazônia, foi destacado como um exemplo de preservação ambiental e valorização da matéria-prima local.
Além disso, o Mercado Ver-o-Peso, considerado a maior feira ao ar livre do Brasil, também foi apresentado. No local, é possível encontrar frutas exóticas, peixes frescos, ervas medicinais e iguarias como o tucupi e o açaí. Em uma visita guiada, o DJ Dinho Tupinambá compartilhou as memórias afetivas sobre o local e relembrou como cresceu acompanhando do pai dele, pescador, nas madrugadas de Ver-o-Peso.
Outro destaque do programa foi a gastronomia belenense. Pratos tradicionais como a maniçoba e o açaí, que na cidade é servido com peixe frito, farinha de mandioca e outros acompanhamentos, ganharam destaque nas cenas. Além da culinária, a cultura indígena de Belém foi representada com a participação da artista Nisse Tupinambá, que destacou o artesanato indígena como uma das maiores riquezas da cidade.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
A edição de Melhor da Noite também trouxe o impacto internacional de Belém, que em novembro será sede de um dos maiores encontros sobre mudanças climáticas do mundo, a COP 30. A cidade será o palco de discussões sobre sustentabilidade, preservação da Amazônia e soluções para os desafios globais relacionados ao clima. No final do programa, Dinho Tupinambá apresentou um pouco da riqueza musical da capital paraense.
Veja:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar