Belém está com oportunidades para profissionais da área da saúde que desejam aprimorar seus conhecimentos e fortalecer sua experiência prática em um ambiente hospitalar de referência. Por meio do Programa de Capacitação Profissional em Serviço, a iniciativa visa contribuir para a qualificação de recursos humanos e para o fortalecimento da assistência prestada no Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo formação supervisionada e desenvolvimento técnico em diversas especialidades.
A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) publicou, nesta quinta-feira (28), o Edital nº 01/2026 do Processo Seletivo de Capacitação Profissional em Serviço. A iniciativa tem como objetivo promover a qualificação prática de profissionais em diferentes áreas de atuação da instituição, fortalecendo a política de formação e desenvolvimento de recursos humanos voltada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Parápaz abre vagas para vários municípios; veja salário e como se inscrever
- PGE abre vagas em Belém com salários de R$ 2,3 mil; inscrições iniciam nesta quinta (28)
Ao todo, estão sendo disponibilizadas 75 vagas, destinadas à ampla concorrência e a Pessoas com Deficiência (PCDs), contemplando diversas categorias profissionais da área da saúde e áreas correlatas.
As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 1º e 5 de junho de 2026, exclusivamente pela internet. O edital completo está disponível no site da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, na seção “Seleções”. O acesso ao formulário de inscrição também poderá ser feito por meio da bio do perfil oficial da instituição no Instagram.
As vagas estão distribuídas entre diferentes áreas de formação. Para Enfermagem, são ofertadas 30 vagas para ampla concorrência e duas para PCDs. Na área de Técnico de Enfermagem, estão disponíveis 10 vagas para ampla concorrência e uma para PCD. Nutrição conta com três vagas para ampla concorrência e uma para PCD.
Também há oportunidades para Psicologia, Serviço Social, Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, com duas vagas para ampla concorrência e uma vaga para PCD em cada categoria. Em Pedagogia, será ofertada uma vaga para ampla concorrência e uma para PCD. Já Farmácia dispõe de seis vagas para ampla concorrência e uma para PCD, enquanto Biomedicina conta com uma vaga para ampla concorrência.
De acordo com a assessora técnica da Gerência de Ensino e Pesquisa da FHCGV, Sônia Pinto, o programa foi criado para fortalecer a formação prática de profissionais já graduados e regularmente registrados em seus respectivos conselhos de classe.
“A Capacitação Profissional em Serviço proporciona uma experiência de aprendizado supervisionado em um hospital de referência, contribuindo para o aprimoramento técnico, o desenvolvimento de competências profissionais e a preparação para os desafios da assistência em saúde. Acreditamos que a qualificação contínua fortalece os serviços de saúde e gera impactos positivos para toda a sociedade”, destacou.
Quer saber mais de concurso? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Segundo a Gerência de Ensino e Pesquisa da FHCGV, a iniciativa tem como foco oferecer experiência prática supervisionada e aperfeiçoamento técnico-profissional aos participantes, alinhando a formação às necessidades do SUS e da assistência em saúde.
Desde sua criação, o programa já beneficiou 140 profissionais nas diferentes edições realizadas pela instituição, consolidando-se como uma importante estratégia de qualificação e fortalecimento da rede pública de saúde.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar