plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
FIQUE ATENTO!

CNU 2025: locais e horários de prova são divulgados; veja

Mais de 761 mil candidatos farão a prova no dia 05 de outubro; saiba os detalhes por nível, etapas e distribuição de vagas

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia CNU 2025: locais e horários de prova são divulgados; veja camera CNU 2025 ofertada 3.652 vagas, sendo 2.480 imediatas (1.972 de nível superior e 508 de nível médio) e 1.172 para cadastro reserva. | Reprodução/Ag. Brasil

Os candidatos inscritos no Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 já podem acessar o cartão de confirmação para consultar o local onde farão a prova. As informações foram divulgadas no dia 22 de setembro e marca a reta final de preparação para o exame, que será aplicado em todo o país neste domingo (05). O documento pode ser acessado por meio do site oficial da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Esta é a segunda edição do certame, conhecido como o "Enem dos Concursos". A iniciativa é do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e tem o objetivo de unificar e agilizar o processo de seleção para cargos públicos no governo federal.

Com a proposta de centralizar os concursos autorizados em diversos órgãos federais, o CNU representa uma mudança de modelo na forma como os servidores públicos são selecionados no Brasil. Ao permitir que os candidatos concorram a diferentes cargos dentro de blocos temáticos, o processo amplia as possibilidades de aprovação com uma única prova. Além disso, busca recompor a força de trabalho do serviço público federal, que perdeu mais de 73 mil servidores nos últimos seis anos.

Conteúdos relacionados:

Provas para nível médio e superior

A prova objetiva do CNU será aplicada neste domingo (05), em horário unificado em todo o país. Os candidatos aos cargos de nível superior terão cinco horas de exame, com início às 13h e término às 18h. Nessa etapa, responderão a 90 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 60 de conhecimentos específicos. Já os candidatos a cargos de nível médio terão um tempo menor: três horas e meia, das 13h às 16h30, para responder a 68 questões, sendo 20 de conhecimentos gerais e 48 de específicos.

Essa fase objetiva é apenas a primeira etapa do processo seletivo. Os candidatos que obtiverem bom desempenho serão convocados para a prova discursiva, marcada para o dia 07 de dezembro de 2025. Essa etapa terá duração de três horas para nível superior (13h às 16h) e duas horas para nível médio (13h às 15h). Além disso, a depender do cargo pretendido, os candidatos ainda poderão passar por avaliação de títulos e curso de formação, etapas adicionais que são exigidas apenas para determinadas funções previstas no edital.

Mais de 3,6 mil vagas em disputa e ampla concorrência

Ao todo, o Concurso Nacional Unificado de 2025 oferece 3.652 vagas, sendo 2.480 para provimento imediato (distribuídas entre 1.972 vagas de nível superior e 508 de nível médio) e outras 1.172 vagas para cadastro reserva, também denominado de provimento de curto prazo. Ao todo 761.528 candidatos se inscreveram para participar da seleção.

As vagas estão distribuídas por 32 órgãos da administração pública federal e abrange todas as regiões do país. A divisão contempla 145 vagas para a Região Norte, 173 para o Nordeste, 820 para o Sudeste, 58 para o Sul e 1.012 para o Centro-Oeste. Outras 1.444 vagas possuem lotação variável e serão preenchidas conforme a necessidade de cada órgão, podendo ser direcionadas a diferentes cidades e estados, de acordo com a demanda administrativa.

Convocação dos aprovados começa em 2026

Após todas as etapas de seleção (prova objetiva, discursiva e complementares), a previsão é de que a primeira lista de classificação final seja divulgada no dia 30 de janeiro de 2026. A convocação dos candidatos aprovados deverá ocorrer entre março e abril de 2026, depois da sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA). O processo seletivo unificado foi estruturado para agilizar a contratação de novos servidores e diminuir a burocracia, ao mesmo tempo em que promove mais equidade no acesso aos cargos públicos.

O modelo por Blocos Temáticos, adotado pelo CNU, também é um diferencial importante. Nele, os candidatos optam por um grupo de cargos com áreas de atuação semelhantes e, a depender da classificação, podem ser chamados para qualquer uma das funções pertencentes àquele bloco. Isso aumenta as chances de aproveitamento dos candidatos e permite uma alocação mais eficiente da força de trabalho nos órgãos federais.

Quer mais notícias de Concursos e Empregos? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Confira as principais datas do CNU 2025

  • Consulta ao local de prova: desde 22/09/2025
  • Aplicação da prova objetiva: 05/10/2025
  • Prova discursiva (para aprovados na objetiva): 07/12/2025
  • Divulgação da 1ª lista de classificação: 30/01/2026
  • Convocações para posse: entre março e abril de 2026
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Federais

    Leia mais notícias de Federais. Clique aqui!

    Últimas Notícias