
Um novo concurso do Ministério da Educação pode ser realizado, no decorrer dos próximos meses. Acontece que, no último dia 13 de agosto, o ministro Camilo Santana, em entrevista ao programa “Bom dia, ministro”, anunciou que deve encaminhar, ao Congresso Nacional, um projeto de lei para a criação de 15 mil vagas, que poderão ser preenchidas por meio de novas seleções.
De acordo com o ministro, a base para a reestruturação de cargos é a medida provisória 1.286, que transforma 14.989 vagas obsoletas ou não preenchidas em 15.670 oportunidades, para cargos de níveis médio e superior, da seguinte forma: Ensino médio - técnico em educação - 4.040 vagas; Nível superior - analista em educação - 6.060.
Leia mais:
- Polícia Penal define banca de próximo concurso com 1.178 vagas. Confira!
- Saúde anuncia novo concurso público para vários cargos. Veja detalhes!
Também está prevista a conversão de cargos para as seguintes funções: técnico em educação - 6.226 vagas; analista em educação - 9.340.
Segundo o ministro, a intenção é ampliar o quadro de pessoal para permitir a expansão dos ensinos técnico e superior no país, com a inauguração de 100 novos institutos federais.
Quer saber mais notícias do concursos e empregos? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Reforçou a existência de uma grande quantidade de instituições que contaram com ampliação de estrutura, sem a respectiva ampliação do quadro funcional.
Camilo Santana também reforçou que a criação das vagas não deve aumentar os gastos públicos, uma vez que se transforma em cargos já existentes.
última seleção
O último concurso do Ministério da Educação ainda está em andamento e diz respeito ao certame docente unificado.
Neste caso, as inscrições foram recebidas até o final de julho, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Puderam participar estudantes concluintes inscritos no Enade das Licenciaturas e os demais indivíduos que queiram participar de concursos ou processos seletivos que adotem a PND como etapa.
Para saber mais, acesse a edição eletrônica do jornal Diário do Pará
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar