No Brasil, o universo dos concursos públicos tem se expandido consideravelmente nas últimas décadas, atraindo milhões de pessoas que almejam uma carreira estável e bem-remunerada no setor público. Os concurseiros, como são popularmente chamados, são indivíduos dedicados que investem tempo, esforço e recursos para alcançar seus objetivos.

Pará vai ganhar quase 400 novos bombeiros

E os concurseiros do Pará precisam ficar ligados na anúncio da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), que em agosto deste ano divulgou o novo concurso para Oficiais e Praças Bombeiro Militar, previsto para o segundo semestre de 2023. Ao todo, o concurso irá ofertar, 1.943 vagas, sendo 120 para Oficias graduados e 1.823 para Praças com ensino médio completo, que ingressarão no Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA). 

Veja como será o concurso unificado para o serviço público

Nesta segunda-feira (4), foi sancionada a lei n° 10.028 de 1° de setembro de 2023, que institui a obrigatoriedade do diploma de graduação expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A novidade altera as regras da antiga lei n° 6.629/04, que permitia apenas pessoas graduadas em direito às vagas para oficiais.

Sendo assim, apenas a formação em qualquer curso torna um candidato apto se inscrever nas vagas de Oficial. Para Praças, é exigido comprovante de conclusão de ensino médio, além dos demais requisitos previstos no edital. 

A Seplad ainda não oficializou uma data a divulgação do edital do concurso público. No entanto, os concurseiros já podem estar se preparando. Novas informações devem ser publicadas nos sites e redes sociais oficias do CBMPA.

O concurso prevê o preenchimento de 1.943 vagas. Foto: Bruno Cecim / Ag. Pará

MAIS ACESSADAS