Muitas expressões da língua portuguesa surgem para ilustrar algo que não se consegue entender direito, dar exemplo ou até brincar com algum comportamento, como o "tirar o cavalinho da chuva". Alguns termos são bem conhecidos e falados no Brasil, conheça a origem de dois deles. 

Fila Indiana: 

Desde criança ouvimos falar que precisa organizar uma "fila indiana" se quisermos brincar, sair de algum lugar de forma organizada ou até comer. Mas ao contrário do que se pensa, a expressão não tem nada a ver com o país da ásia, a Índia. 

Na verdade, a origem do termo vem da história colonial das américas, quando indígenas faziam fila, ficando um atrás do outro para andar na mata sem deixar rastros. Alguns relatos históricos, por exemplo, destacam a estratégia que era feita da seguinte forma: quando os guerreiros se deslocavam pelo meio da floresta, cada um pisava na pegada da pessoa da frente, para que o último homem apagasse seus próprios passos e os de todo o grupo. Assim, ninguém deixava vestígios de sua passagem para o inimigo. 

+ Peru: você sabe porque o país vizinho se chama assim?

Outros estudiosos dizem que a "fila indiana" é uma expressão feita para discriminar os indígenas da América. “Na verdade, trata-se de mais um rótulo criado pelos colonizadores para passar a impressão de que os índios são selvagens sempre prontos para a guerra”, diz o linguista Wolfgang Mieder, especialista  em folclore e provérbios da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos. 

+ Por que o município marajoara se chama Curralinho?

Mão Inglesa: 

Para quem está acostumado com o trânsito no Brasil, observar carros que têm o volante do lado direito e trafegam pelo lado esquerdo da via, pode ser muito estranho. O lugar mais conhecido por ter essa diferença de lado é o Reino Unido.

Mão inglesa e fila indiana: saiba a origem das expressões
📷 |

A "mão inglesa" se refere ao sentido contrário ao qual dirigimos no Brasil e outros países. Ela também se conecta à história de Napoleão Bonaparte. 

O explorador era canhoto e partindo disso, ele deu ordens para que todos andassem do lado direito da via (como é feito na maioria dos países atualmente). Isso se espalhou devido aos diferentes locais onde Napoleão dominou. Todo lugar onde ele passou, houve a mudança de direção da via e foi passado para frente por outros dominadores, principalmente em outras colônias inglesas. A única exceção é o Japão, que utiliza por outro motivo.  

Outro fator que contribuiu muito para a expansão dos costumes e da expressão, foi a produção de massa de carros nos Estados Unidos, que já havia adotado esse sistema. E assim, com a exportação, vários países se adequaram a esses modelos.

E você, quais outras expressões utilizadas no seu dia-a-dia tem uma origem curiosa? As línguas estão sempre se readaptando e crescendo, quem sabe daqui há alguns anos outras novas surjam com base na nossa história atual. 

Fila indiana Foto: Ishock

MAIS ACESSADAS