Muitos servidores públicos convivem diariamente com problemas de saúde e emocionais, muitas das vezes provocados pela jornada de trabalho. Por esta razão, se faz necessário ter uma atenção especial com relação a estas pessoas.
Por esta razão, servidores municipais de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, receberam atendimento especializado em saúde, tanto física, quanto mental.
O cuidado especializado foi recebido pela professora Raquel Andrade com apreço. “Eu me sinto muito feliz, pois, depois da pandemia, muitas pessoas apresentaram vários problemas relacionados à saúde emocional. A preocupação é muito válida, visto que muitas pessoas não têm consciência do que está passando, às vezes ignoram às vezes se sabotam e não procuram ajuda.”.
A servidora municipal, que é efetiva há 13 anos, participou de uma das turmas avaliadas pela psicóloga Kátia Fernandes. “É uma avaliação que mede os índices de ansiedade e de depressão, desde o processo que está iniciando os sintomas com testes psicológicos, com entrevistas semiestruturadas, escutas e orientações para aquelas pessoas que tem extrema necessidade.”, explicou a especialista em saúde mental.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Canaã dos Carajás: obras na rodovia PA-160 são reiniciadas
- Canaã é o município do interior que gera mais empregos
Além de cumprir com a legislação trabalhista, que exige a realização de exames ocupacionais periodicamente, a Prefeitura de Canaã dos Carajás promove o cuidado com a saúde integral dos servidores, garantindo a devida orientação e o encaminhamento para a rede pública de atendimento.
“A gente está orientando aquelas pessoas que ainda não sabem que na rede [municipal] são ofertados os serviços. Que são o CRAS para as pessoas de baixa renda, os postinhos de saúde para que eles procurem e relatem os seus sintomas, para que os profissionais possam saber o que está acontecendo com eles.”, exemplificou a psicóloga Kátia Fernandes.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!
De acordo com Jean Carlos da Silva, técnico em Segurança do Trabalho da Secretaria Municipal de Administração (Semad), o objetivo é garantir não somente a assistência, mas também a prevenção em saúde de forma integral.
“Visando à questão da saúde do profissional, a gente vê a necessidade dessa avaliação psicológica. E sabemos que não são todos que vão ter algum tipo de dificuldade em relação ao trabalho psicologicamente, mas é um indicativo que a prefeitura vai ter como intervir, caso haja algum resultado alarmante. Então é uma avaliação que a gestão está utilizando para saber como é que está o grau de saúde dos servidores.”, explicou.
RESULTADOS DOS EXAMES
A Prefeitura de Canaã dos Carajás incluiu a avaliação psicológica nos exames ocupacionais ainda em 2020, em virtude da pandemia de COVID-19, quando foi disponibilizado o acompanhamento especializado para atenuar os impactos na saúde emocional, principalmente para os trabalhadores da Saúde e da Educação.
Assim, todos os servidores municipais são convocados e as avaliações ocorrem três vezes por semana com turmas entre 80 e 300 participantes, conforme a capacidade do auditório onde os exames são realizados, respectivamente na Secretaria Municipal de Educação (Semed) e no prédio do Instituto de Desenvolvimento Urbano (Idurb).
Para a psicóloga Cátia Fernandes conduzir o processo deste ano, além de contribuir para a promoção da saúde mental, demonstra o compromisso da gestão municipal em cuidar das pessoas.
“Quando eu fui convidada, eu fiquei extremamente lisonjeada, porque isso é… se eu puder resumir em algo, resumo em carinho e amor. E a gestão do município está extremamente de parabéns com esse trabalho, que é devidamente estruturado, com aplicação de testes validados, possibilitando a formulação de dados que a gestão pode se utilizar disso para implantar políticas públicas de saúde pública para o colaborador. Eu costumo dizer que o remédio da alma é a fala. E quando a pessoa compreende que está entrando nesse processo de isolamento é importante buscar ajuda profissional e a rede municipal aqui é bem completa.”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar