plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CONTEÚDO DE MARCA

Vale Música revela talentos nos quatro cantos do Brasil

Projeto existe há quase duas décadas e transforma vidas de dezenas de famílias brasileiras através da cultura

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Vale Música revela talentos nos quatro cantos do Brasil camera Igor e Renan em ensaio da Orquestra. | (crédito: Divulgação)

Renan Cardoso tinha apenas oito anos de idade quando passou a assistir às aulas de coral oferecidas pelo projeto Vale Música, em Belém. Morador do bairro do Jurunas, na periferia da cidade, cresceu ao lado da quadra da Escola de Samba Rancho Não Posso Me Amofiná, a terceira mais antiga do Brasil. Também convive diariamente com os ritmos que embalam a cultura de massa da capital paraense, em especial o brega. Na prática, as inspirações e influências na música tem suas origens num Estado experimental quando se trata de cultura.

Maestro Renan Cardoso.
📷 Maestro Renan Cardoso. |(crédito: Divulgação)

Hoje, aos 26 anos de idade, Renan está entre os mais jovens maestros do Brasil, tendo se apresentado em vários países do mundo. “Na minha trajetória, a música erudita e a popular sempre andaram lado a lado. Ser maestro foi a culminância de tudo aquilo que aprendi, desde pequeno”, disse.

Nas aulas do projeto Vale Música, Renan começou pelo coral. Depois foi para as aulas de violino e piano. Com ajuda de professores e artistas consagrados, bebeu em várias fontes a história da música e as técnicas que ela oferece.

A primeira vez em que regeu uma orquestra estava com 16 anos, mas assumiu a função de forma profissional em 2018. De lá para cá, brilhou em palcos na Europa e nos mais diversos espaços culturais e teatros do Brasil.

Vale Música revela talentos nos quatro cantos do Brasil
📷 |(crédito: Divulgação)

As apresentações mais recentes no país foram com a turnê que homenageou Cazuza, um projeto da Nova Orquestra com o Programa Vale Música que percorreu quatro cidades brasileiras. O espetáculo apresentou versões orquestradas das maiores canções do artista. A turnê começou no Rio de Janeiro (RJ), passou por Vitória (ES), Belo Horizonte (MG) e finalizou em Belém (PA), levando dezenas de pessoas ao Theatro da Paz.

No total 30 jovens integrantes do Programa Vale Música fizeram parte do elenco, sendo dez deles do Pará, dez do Espírito Santo e dez do Mato Grosso do Sul. Do projeto Vale Música Belém, participaram do concerto Luidi Tavares (violino I); Felipe Ryan Viana, Gabriel Carneiro e Giovan Amaral (violino II); Henrique Correa (viola); Alípio Vilena, Ingridy Silva, Victória Correa e Willian Ambé (violoncelo).

“Nenhuma apresentação é igual a outra e se apresentar no Da Paz tem uma representatividade muito grande e tão importante quanto participar de um espetáculo em qualquer lugar do mundo”, descreveu Renan Cardoso. “A proposta foi valorosa e vai culminar em novos projetos que devemos executar já no segundo semestre deste ano”, planeja o maestro.

O Vale Música Belém atende cerca de 300 crianças e adolescentes, segundo a coordenadora técnica Marília Caputo. “É uma porta de entrada, uma oportunidade que leva jovens cheios de talentos para uma nova vida”, ressalta. O projeto é desenvolvido pela Fundação Amazônica de Música (FAM), com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, desde 2004.

Os jovens têm a oportunidade de participar da Orquestra Jovem, Coral, Grupo de Flautas Doce, Banda Sinfônica Jovem, Grupo de Percussão de Câmara, Orquestra de Violinos e Coral infanto-juvenil.

Famílias

Desde que foi implantado, em 2004, o Vale Música Belém já transformou a realidade de mais de cinco mil famílias, uma vez que a vida dos jovens que participam do projeto muda completamente – e para melhor. Igor Amaro é um exemplo disto.

Igor Amaro ao lado do irmão Lucas: o começo de tudo.
📷 Igor Amaro ao lado do irmão Lucas: o começo de tudo. |(crédito: Divulgação)

Ele e o irmão, Lucas Amaro, ingressaram no programa Vale Música Belém em 2004, fazendo parte das primeiras turmas que se formaram. Na época, Igor tinha 8 anos de idade. “Fui aluno de violino. Também estudei violoncelo. Do Vale Música fui me aprofundando e fiz vestibular para Música na Universidade do Estado do Pará (Uepa). Hoje tenho mestrado e voltei ao Vale Música como professor”, resume sobre sua trajetória.

Lucas mora no Amazonas e também trabalha como músico. “Eu não enxergo a minha vida sem a música. Toda a minha família mudou quando nós começamos o projeto. Eles acompanham a gente e eu percebo isso também nas famílias dos meus alunos, hoje. São realidades que se transformam”, celebra Igor, que mora no bairro da Cremação, em Belém.

Igor Amaro e Renan Cardoso juntos no palco.,
📷 Igor Amaro e Renan Cardoso juntos no palco., |(crédito: Divulgação)

Igor fez uma participação especial na turnê que homenageou Cazuza. Foi ele quem cantou “Ideologia”, acompanhado da Nova Orquestra. “Foi incrível. Digo que foi uma das melhores noites da minha vida”, descreve o jovem.

Igor Amaro: vocação e dedicação á música
📷 Igor Amaro: vocação e dedicação á música |(crédito: Divulgação)
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Comercial

    Leia mais notícias de Comercial. Clique aqui!

    Últimas Notícias