plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
DIVERSIDADE

Histórias de inclusão contadas por colaboradores da Alcoa

A ação teve como objetivo abordar temas como equidade de gênero, questão étnico-racial, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência, a partir da escuta ativa de histórias de vida.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Histórias de inclusão contadas por colaboradores da Alcoa camera Divulgação
Presidente da Associação de Mulheres Trabalhadoras de Juruti, Dinanci Toscano.
📷 Presidente da Associação de Mulheres Trabalhadoras de Juruti, Dinanci Toscano. |Foto: Instituto Alcoa

Para uma empresa se destacar no mercado não basta oferecer aos consumidores produtos e serviços de qualidade, ter uma marca forte passa pela responsabilidade social das organizações, abrangendo questões referentes à diversidade, por exemplo. É possível abordar diversidade e inclusão não só por meio de palestras, pensando nisso, a Alcoa convidou colaboradores voluntários em Juruti, no Pará, Poços de Caldas, em Minas Gerais, São Luís, capital do Maranhão e São Paulo para que escutassem histórias de vida de pessoas que tenham relação com projetos e programas comunitários desenvolvidos pela companhia e o Instituto Alcoa nessas localidades.

Cada voluntário ouviu a história de um participante e, a partir dessa troca, escolheu uma frase ou momento da conversa online que mais representou essa pessoa. O conteúdo foi transformado em cartazes com as fotos dos (as) participantes e foram compartilhados com colaboradores e comunidades, com o intuito de criar um grande mural de histórias, que marcou a Semana de Inclusão & Diversidade, realizada no último mês de fevereiro.

A ação, realizada em parceria com a Atados, teve como objetivo abordar temas como equidade de gênero, questão étnico-racial, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência, a partir da escuta ativa de histórias de vida.

Para Ana Boas, Talent Partner e Líder de Inclusão & Diversidade Alcoa Brasil, a iniciativa a iniciativa mostra que muitas empresas estão compreendendo sua responsabilidade e o impacto social que podem gerar nas comunidades e, principalmente, entre os colaboradores.

“Sabemos que construir um ambiente de trabalho respeitoso e inclusivo vai repercutir nas famílias e na sociedade de forma geral, pois as pessoas levam isso para suas vidas pessoais. A Alcoa entende que este momento também é de extrema importância para fortalecer essa diretriz e esse aspecto na nossa cultura”, argumenta.

Sandra Andrade, representante da Associação Folclórica da Tribo Muirapinima.
📷 Sandra Andrade, representante da Associação Folclórica da Tribo Muirapinima. |Foto: Instituto Alcoa

Histórias

Foram 38 histórias contadas e mais de 100 horas de engajamento e escuta de voluntários e comunitários.

“Gostei muito de poder ouvir pessoas com histórias de vida inspiradoras e dar visibilidade a elas. Foi uma forma maravilhosa de incentivá-las ainda mais. Eu acredito nisso. Além de ter me causado reflexões positivas de desconstrução e construção de formas de ver o mundo”, afirma um dos voluntários Alcoa.

“Para mim, esse tipo de interação/ação é muito envolvente. Tive a oportunidade de ser repórter por um dia e contar histórias que podem ajudar e muito na vida das pessoas. Foi mágico. Adorei a oportunidade de me conectar como voluntário”, argumenta um dos colaboradores que puderam participar da escuta ativa.

Dinanci Toscano, Sandra Andrade e Bárbara Espínola são três mulheres de Juruti, município localizado no oeste do Pará, cujas histórias foram retratadas nos murais. Dinanci é presidente da Associação de Mulheres Trabalhadoras de Juruti (AMTJUR); Sandra faz parte da Associação Folclórica da Tribo Muirapinima e Bárbara é secretária do Instituto Juruti Sustentável.

São três mulheres que ocupam diferentes espaços na sociedade jurutiense, mas juntas combatem as desigualdades de gênero na defesa de uma sociedade mais justa e igualitária.

Bárbara Espínola, representante do Instituto Juruti Sustentável (IJUS).
📷 Bárbara Espínola, representante do Instituto Juruti Sustentável (IJUS). |Foto: Instituto Alcoa
Histórias de inclusão contadas por colaboradores da Alcoa
📷 |Divulgação
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Comercial

    Leia mais notícias de Comercial. Clique aqui!

    Últimas Notícias