plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
COLUNA REPÓRTER DIÁRIO

Adepará realiza ações de combate à raiva em Muaná

A Adepará combate a raiva em Muaná com vacinação e orientação técnica. Estiagem em cidades paraenses é reconhecida, permitindo acesso a recursos federais. Leia mais!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Adepará realiza ações de combate à raiva em Muaná camera Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) estão na região do Marajó | Divulgação

Uma equipe da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará) está na região do Marajó para realizar ações de combate aos focos de raiva detectados no município de Muaná, por meio de visita às propriedades rurais existentes a partir dos pontos onde foram coletadas amostras para diagnóstico da doença e onde teriam ocorrido 393 mortes de animais. O trabalho consiste na orientação técnica aos produtores, atividades de educação sanitária, notificação da vacinação obrigatória de herbívoros, busca por novos casos, captura de morcegos hematófagos e apoio à vacinação em pequenas criações.

VACINAÇÃO

Todas as ações contra a doença são realizadas em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Muaná. A região dos focos abrange 21 propriedades rurais, com 44 zonas pecuárias que estão sob vigilância ativa da Adepará. Nos últimos dias, não foram encontrados animais com sinais clínicos compatíveis com a doença. A ação se concentra em um raio de 12 quilômetros em torno das fazendas, recomendando a vacinação obrigatória, que se estende ao restante do Marajó, onde os produtores devem imunizar os animais e comunicar novos casos à Adepará.

ESCRITORES

Iniciativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e do Centro Cultural Brasil-EUA, com apoio da Embaixada dos Estados Unidos, o projeto Jovens Escritores está lançando obras de 23 alunos dos cursos técnicos em Eletrônica, Saneamento, Edificações e Design de Interiores, além dos cursos superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Automação do IFPA. Os livros foram criados em workshops, de forma manual, sem uso de recursos tecnológicos e inspirados na reutilização de lixo eletrônico desenvolvido no instituto.

LEGADO

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, acompanhou ontem o avanço das obras nos canais do Mártir e do Murutucu, legados da Conferência das Partes da ONU (COP30), que ocorrerá em Belém, em novembro de 2025. Os serviços, que já alcançaram 32% de execução, acabarão com os alagamentos no bairro do Curió-Utinga, beneficiando mais de 20 mil pessoas. Haverá intervenção também no Canal do Murutucu. Em mais de 1,4 quilômetro até a Estrada da Ceasa, serão realizadas retificação de canal, ciclovia e calçada para pedestres.

ESTIAGEM

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência nas cidades paraenses de Nova Esperança do Piriá, Novo Repartimento, Acará e Mocajuba, todas afetadas pela estiagem. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos federais para ações de defesa civil. Até o momento, o Pará tem 96 reconhecimentos vigentes, dos quais 56 por estiagem e 38 por incêndios florestais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Repórter Diário

    Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

    Últimas Notícias