plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
COLUNA REPÓRTER DIÁRIO

Praça Waldemar Henrique passa por manutenção

A Prefeitura de Belém revitaliza a praça Waldemar Henrique para eventos juninos, visando manutenção regular e respeito ao maestro.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Praça Waldemar Henrique passa por manutenção camera A praça já está com 70% dos preparos concluídos e será entregue antes da quadra junina | Foto: Ascom Seurb

FORRA

Antes tarde do que mais tarde. A Prefeitura de Belém finalmente decidiu dar um ‘tapa’ no visual da praça Waldemar Henrique, construída em homenagem ao maestro e que carece de manutenção permanente e que inclusive virou abrigo de moradores em situação de rua e viciados em entorpecentes bem no centro da capital da COP 30. A melhora repentina pelo menos na aparência da praça ocorre em função dos eventos da quadra junina, que serão realizados no espaço. Tomara que a partir daí ocorra a manutenção regular da praça pelo bem da cidade e em respeito à memória do maestro.

ELEITOR

Até o fim de abril, 6.153.336 de eleitores estavam aptos a comparecer às urnas no dia 6 de outubro de 2024 para votar no primeiro turno em candidatos a prefeitos, vices e vereadores. E, conforme a Constituição Federal e a Lei das Eleições, o segundo turno de eleições municipais pode acontecer em municípios com mais de 200 mil eleitores. No Pará, que possui 144 municípios, essa possibilidade é privilégio somente em três cidades: Belém, maior colégio eleitoral com 1.052.898 de eleitores; Ananindeua, que tem 353.739 pessoas aptas a votar, e Santarém, com 244.594 eleitores habilitados. Um município bateu na trave e por muito pouco não reforçou o seleto time. A justiça eleitoral contabilizou 196.657 eleitores em Parauapebas.

ESG

Entre os dias 22 e 23 de maio, o governador Helder Barbalho vai participar, em Salvador (BA), do III ESG Salvador, fórum que reúne especialistas, executivos e autoridades para debater políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança. No primeiro dia de evento (22), o chefe do Executivo estadual ministrará a palestra de tema “Desafios da Amazônia, oportunidades para o Brasil e importância estratégica da agenda ambiental, no âmbito da COP30”. Helder Barbalho vai detalhar os desafios da Amazônia, principalmente, com a realização da Conferência.

PICARETAGEM

A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão, na operação Mateus 4.4, em Redenção. O investigado é suspeito de falsificar documentos públicos, fraudar benefícios sociais e aliciar funcionários de casas lotéricas. O alvo chegou a oferecer até R$ 20 mil por dia para que funcionários realizassem ativações indevidas do aplicativo Caixa Tem. A oferta, porém, foi recusada pelos trabalhadores. O esquema cooptava idosos para que se passassem por terceiros. Depois, ocorria a transferência e o acesso às contas bancárias das vítimas.

RISCOS

O governo do Pará, através da Controladoria-Geral do Estado do Pará (CGE), fará o lançamento da Implantação da Gestão de Riscos nos órgãos e entidades estaduais paraenses, na próxima sexta-feira (24), no Auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O sistema de Auditoria e Gestão de Riscos (SAEWEB) foi criado para identificar, gerenciar e reduzir quaisquer eventos que possam afetar a organização pública. Através de uma parceria entre a CGE e a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) foi possível adaptar o sistema às necessidades locais, garantindo sua relevância e eficácia no contexto paraense.

PETRÓLEO

Os planos para exploração de petróleo na Margem Equatorial, que inclui a região da Foz do Amazonas, estimularam o interesse e o debate técnico, científico, político e ambiental sobre essa região. Com intuito de propiciar um quadro sobre os estudos relacionados à temática, o Museu Paraense Emílio Goeldi e Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) realizam na próxima quinta-feira (23) um seminário em formato híbrido que aborda os diferentes aspectos do ecossistema da região. O seminário tem como tema “A Foz do Amazonas: pesquisas, conservação e futuro”.

POSTO

Na última sexta-feira (17), foi inaugurada a nova unidade operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), construída pela Via Brasil BR-163 em Trairão (PA). O posto passa a somar com a infraestrutura da Delegacia PRF Santarém (DEL 5) que tem 1.988,8 quilômetros sob sua jurisdição. A unidade é importante para reforçar a presença da PRF no trecho concessionado, contribuindo para reduzir as infrações e criar um ambiente rodoviário mais seguro para os usuários e o meio ambiente. O posto foi nomeado Sérgio Cardoso Costa, em homenagem a um falecido membro da PRF.

AGENDA 2030

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em colaboração com a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), realizam nos dias 22 e 24 de maio evento em Belém para discutir a implementação da Agenda 2030 no estado, tendo como foco a infância e a juventude na região amazônica. O encontro reunirá especialistas e autoridades dos estados amazônicos para trocar conhecimentos, experiências e estratégias visando alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

PESQUISA

A experiência de pesquisa no Território Indígena do Xingu e os trabalhos realizados na Amazônia e Cerrado foram compartilhadas pelo professor Divino Silvério (UFRA campus Capitão Poço) na Universidade de Yale, nos Estados Unidos (EUA). O professor esteve entre os convidados para ministrar o workshop “Incêndios Florestais Tropicais: uma visão integrada para evitar o Tipping point (ponto de não retorno) na Amazônia”, evento que buscou reunir cientistas e especialistas de vários países para discutir evidências e abordar as formas de melhorar a integridade das florestas e das populações.

LINHA DIRETA

Durante sessão da Alepa ontem, 21, a deputada estadual Paula Titan (MDB) apresentou requerimento de aplausos ao presidente Lula (PT) pela sanção de uma lei federal que garante a mulheres vítimas de violência doméstica acesso a salas de acolhimento exclusivas em serviços de saúde conveniados ou próprios do SUS. Por algum motivo, os deputados Toni Cunha e Rogério Barra, ambos do PL, votaram contra a iniciativa da parlamentar.

Nesta quarta, 22, uma reunião na Alepa vai debater as condicionantes da construção da obra da usina hidrelétrica Belo Monte. O objetivo é saber e fiscalizar como estão os acordos firmados. O encontro será presidido pelo deputado Eraldo Pimenta (MDB) e receberá representantes da Norte Energia bem como de municípios atingidos direta e indiretamente pela obra no sudoeste paraense.

Quem não vê a hora da chegada do mês de junho para se esbaldar nas comidas típicas do período pode ir preparando o bolso porque vai custar mais caro se entregar à gula. Segundo o Dieese, puxam as altas de preço produtos como açúcar refinado (13,54%), leite de coco (9,44%) e o leite condensado (6,89%).

A prefeitura de Parauapebas, a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde e a organização de defesa de direitos indígenas Instituto Botiê Xikrin (IBX) comprometeram-se com o MPF a viabilizar o funcionamento da Casa de Apoio à Saúde Indígena do povo Xikrin do Cateté, que fica na Floresta Nacional (Flona) de Carajás.

O acordo, assumido esta semana por meio da assinatura de um TAC, foi necessário porque uma série de indefinições impediam que o espaço entrasse em funcionamento, como falta de planejamento sobre recolhimento do lixo hospitalar, transporte, fornecimento de medicamentos e contratação de profissionais.

A Fundação Carlos Gomes e o Instituto Estadual Carlos Gomes abriram inscrições para as atividades pedagógicas do XXXVI Festival Internacional de Música do Pará, que será realizado de 2 a 9 de junho. Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, até 24 de maio por meio de formulário eletrônico disponível no site www.fcg.pa.gov.br.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Repórter Diário

    Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

    Últimas Notícias