plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
COLUNA REPÓRTER DIÁRIO

Região norte é a campeã nacional de mães solo

Os dados são da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Região norte é a campeã nacional de mães solo camera O Norte é a região com maior ausência de pais | (Foto: Divugação)

A Região Norte é a campeã nacional de mães solos. Os dados são da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, e referem-se aos últimos cinco anos. Proporcionalmente, o Norte é a região com maior ausência de pais em registro de crianças: 7,5% em relação a 1.454.485 nascimentos (ou seja, 109.594 pais ausentes).

REAJUSTE

No dia em que a Aneel reduziu de 18%,32% para 9,61% o reajuste na conta de luz residencial, os consumidores paraenses acabaram penalizados por um apagão que durou cerca de 6h durante toda a manhã de ontem, 15. Em suas redes sociais, o governador Helder Barbalho, que intercedeu pela redução do reajuste, criticou o serviço de fornecimento de energia no Pará, observando que é “ruim, caro e inseguro”. O governador disse também que, apesar de não ser uma atribuição do Estado, continua na luta por um serviço melhor, com preço mais justo.

TRANSTORNOS

As seis horas de apagão causaram prejuízos em Belém e em todo o Estado do Pará desde as 8h30 até o início da tarde. O estrago só não foi maior porque 15 de agosto é feriado. Sem luz, os serviços de internet funcionaram à meia-boca. Houve perda também para lojistas e comerciantes, pois não era possível fazer transações via cartões e PIX. Hospitais também precisaram interromper procedimentos. Os semáforos desligados provocaram engarrafamentos e transtornos nas principais ruas da capital paraense. Tudo isso sem uma explicação clara da operadora de energia sobre o que ocorria.

ABORDAGEM

A Promotoria Militar vai instaurar procedimento administrativo para colher informações para subsidiar recomendação sobre abordagem policial aos Cacs (caçador, atirador e colecionador), com base no decreto 11615/23, do governo federal, sobre restrição a armas de fogo. Segundo o promotor Armando Brasil, o objetivo é esclarecer quais os documentos válidos para transporte de armas e munições que deverão ser exigidos nas abordagens. No processo, serão ouvidos policiais militares, Cacs e especialistas em segurança pública.

EDUCAÇÃO

A UFPA será sede da primeira edição dos “Encontros Regionais sobre Avaliação da Educação Superior”, promovidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A ação começará pela Região Norte e o primeiro encontro ocorrerá amanhã, 17, de 9h às 18h, no prédio das pós-graduações do Instituto de Tecnologia (PGITEC), em formato presencial. Os seminários visam disseminar as boas práticas institucionais e desenvolver ações conjuntas com as universidades e associações representativas da educação superior em cada região do país.

MERCADO

Termina amanhã (17) o prazo para as inscrições ao edital que irá habilitar 260 empreendedores culturais ao Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR). A iniciativa é do Ministério da Cultura e disponibiliza R$ 1,1 milhão para garantir a presença de representantes do artesanato, audiovisual e animação, circo, dança, design, editorial, hip hop, jogos eletrônicos, moda, museus e patrimônio, música, teatro e áreas técnicas. O evento será entre os dias 8 e 12 de novembro, em Belém. As inscrições devem ser feitas na página Mapas da Cultura.

FUTURO

Avançam as obras do Porto Futuro Segunda Etapa, que irá impulsionar atividades de lazer na área histórica da capital, e do Parque da Cidade, obra que realizada na área do antigo Aero Clube, cujo desenho – com múltiplos equipamentos, lago, pistas de corrida, jardins e prédios públicos – visa potencializar a conexão de públicos diversos e amplificar o uso e apropriação da área em um parque urbano. Ambos os projetos foram desenvolvidos pela Secretaria da Cultura, sob supervisão de Úrsula Vidal, e fazem parte da estrutura que dará suporte à COP 30, em 2025.

LINHA DIRETA

Nas redes sociais, o posicionamento do governador Helder Barbalho contra o serviço de fornecimento de energia no Pará ganhou aplausos generalizados. “Um fator decisivo, elemento indispensável na política contemporânea é o posicionamento firme frente a um problema objetivo que prejudica a maioria da população”, disse um internauta.

E acrescentou: “Sinaliza autoridade e reforça a imagem muito bem construída de um governo não só presente, mas que de fato está a serviço e defende os interesses do cidadão que o elegeu e espera e cobra resultados. Governador Helder está de parabéns!”.

Os recentes eventos internacionais realizados em Belém e a proximidade do Círio de Nazaré produziram algumas mudanças – para pior – na rede hoteleira de Belém. Promoções anunciadas no ato da reserva não são cumpridas quando o hóspede chega. Outra: boa parte dos hotéis passou a cobrar diárias antecipadamente.

O Governo do Pará vai entregar hoje (16) a nova Delegacia de Polícia Civil de Muaná, no Marajó. A unidade, que foi totalmente reconstruída, assegura melhores condições de trabalho aos servidores e de atendimento à população, estimada em mais de 45 mil pessoas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Repórter Diário

    Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

    Últimas Notícias