plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Vereadores devem discutir transporte gratuito em Belém

A coluna Repórter Diário desta quarta-feira (23) ainda apresenta como a contaminação pelo coronavírus é influenciada pela desigualdade social, uma iniciativa da Alepa avalias os impactos e riscos à comunidade atingida pelo incêndio no depósito da Imerys em Barcarena e outros destaques

Imagem ilustrativa da notícia Vereadores devem discutir transporte gratuito em Belém camera A audiência para discutir o transporte público gratuito na capital será marcada na Câmara Municipal | Agência Belém

Estudo realizado com trabalhadores de saúde expostos ao Sars-CoV-2 (causador da covid-19) mostra que a contaminação é fortemente influenciada pela desigualdade social. A pesquisa foi feita com 1.154 profissionais, entre junho e julho de 2020, nos primeiros meses da pandemia no Brasil. Os dados apontaram prevalência do vírus de 30% nos trabalhadores da saúde, muito maior do que as taxas de contaminação da população em geral – 3% a 5% no mesmo período. Quanto à raça, 37,1% dos não brancos testaram positivo em comparação com 23,1% dos brancos.

CONTAMINAÇÃO

O nível de escolaridade está inversamente associado à soropositividade para Sars-CoV-2, assim como a renda. Quanto aos cargos, surpreendentemente, enquanto 40,4% dos trabalhadores de apoio (cargos administrativos, recepcionistas, guardas, agentes de limpeza) apresentaram resultados positivos, apenas 25% dos profissionais da assistência (médicos, enfermeiros e fisioterapeutas) revelaram soropositividade. Dos trabalhadores de apoio, os agentes de limpeza tiveram a maior taxa de contaminação (47,5%) entre o grupo.

DESENCALHE

Depois de reunião do colégio de líderes da Câmara Municipal de Belém, realizada ontem (22), os vereadores decidiram que vão priorizar nas próximas sessões a votação de projetos que estão desde o ano passado à espera de votação no plenário da casa. O objetivo é dar celeridade aos novos projetos que já tramitam nas comissões permanentes da Casa. Cada parlamentar apresentou quatro projetos considerados prioritários para votação pelos parlamentares no plenário da CMB.

IMERYS

A fim de avaliar os impactos e os riscos à comunidade atingida pelo incêndio no depósito de produtos químicos da mineradora Imerys, em Barcarena, ocorrido no dia 6 de dezembro de 2021, uma Comissão Parlamentar de Estudo e Acompanhamento será instalada na Assembleia Legislativa nos próximos dias. As diligências serão ampliadas e a população que vive no entorno será ouvida. A iniciativa é do deputado Carlos Bordalo, presidente da Comissão dos Direitos Humanos e do Consumidor na Assembleia Legislativa.

ALVO

A amigos e colaboradores, o ex-senador Flexa Ribeiro revelou que está mesmo de saída do PSDB, buscando distância da antiga cúpula do partido. Nas últimas semanas, ele tem conversado com diferentes legendas, sendo que as tratativas mais adiantadas são com o Podemos. Flexa quer se filiar para concorrer ao Senado na eleição deste ano. O detalhe é que o Podemos faz parte da base de apoio do governador Helder Barbalho. A decisão do ex-tucano deve ser anunciada até 15 de março.

INOVAÇÃO

O Sebrae no Pará, liderado pelo diretor-superintendente Rubens Magno, segue com a estratégia de avançar em ações de inovação e modernidade no Estado. Na última terça-feira (22), a parceria com a Prefeitura de Castanhal garantiu a inauguração da primeira Sala do Empreendedor Digital do Pará. A plataforma foi lançada pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços e visa dinamizar o atendimento e diminuir a necessidade de locomoção até as Salas do Empreendedor físicas do município.

LINHA DIRETA

Números consolidados da Associação Brasileira de Franchising sobre o 4º trimestre de 2021 mostram que, no Pará, o segmento fechou o ano de 2021 com faturamento superior a 3,5 bilhões, número maior do que nos anos de 2020 e 2019.

O número de vagas abertas relacionadas ao mercado de franquias também cresceu no estado: para o mesmo período, foram contabilizadas 24.780 oportunidades, contra 23.305 em 2020 e 23.844 vagas em 2019. Outro destaque é o número de unidades abertas, em 2021 foram 3.101, em 2020, 3 mil, e em 2019, 2.822 novos empreendimentos.

Assim que passar o Carnaval, o governador Helder Barbalho deve se reunir com membros da prefeitura de São João do Araguaia, no sudeste paraense, para encontrar uma solução legal para a liberação do terreno onde será construído o novo hospital municipal.

Ainda em data a ser marcada, a Câmara Municipal de Belém (CMB) deve marcar uma sessão especial para discutir a implementação de transporte público gratuito na capital, uma proposta apresentada pelo vereador Fernando Carneiro (PSOL).

A vereadora de Belém, Bia Caminha (PT), registrou na segunda, 21, em memorando, junto à presidência da CMB e à Guarda Municipal, a 4ª tentativa de invasão de seu gabinete, no prédio-sede do Legislativo da capital, desde o início do mandato, em 2021.

Também na Assembleia Legislativa em cerimônia marcada para hoje, dia 23, a cantora Gretchen, já moradora da capital paraense há alguns anos, recebe o título de cidadã paraense. A proposta do título é da deputada Dilvanda Faro (PT).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias