plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

RD tem internet pelo interior e Helder agradece a DiCaprio

Leia mais na coluna desta segunda que o Hospital Ophir Loyola está com campanha de conscientização sobre doação de órgãos e tecidos

Imagem ilustrativa da notícia RD tem internet pelo interior e Helder agradece a DiCaprio camera Coluna do Diário do Pará traz diariamente informações da política, economia, cultura e cidadania que acontece no nosso Estado | Reprodução

A Prodepa comemora 68 anos este mês trabalhando para ampliar o atendimento a novas localidades no Estado como parte do compromisso com a transformação digital. A empresa, sob o comando de Marcos Brandão da Costa, agilizou o processo de inclusão em regiões mais carentes de serviços de qualidade, como o Marajó, suprindo lacunas deixadas pelas operadoras privadas. Muitas comunidades agora recebem internet banda larga gratuita e estão conectadas aos serviços públicos disponíveis. Hoje a Prodepa interliga 92 dos 144 municípios paraenses (64%) com internet de qualidade. A previsão é que mais 2 municípios sejam conectados até o final deste ano e outros 14 ao longo de 2022.

Compromisso

O ator Leonardo DiCaprio elogiou em suas redes sociais a ação de governadores de 3 estados da Amazônia brasileira no comprometimento com as metas de conservação e clima para a floresta amazônica. Entre eles o governador do Pará, Helder Barbalho, que agradeceu ao ator norte-americano afirmando que seu governo sempre dará o seu melhor. “Não se trata apenas da nossa preciosa Amazônia, mas do mundo em que vivemos. Sem tempo a perder. É por isso que a principal política de desenvolvimento ambiental e local do Pará é chamada de Plano Estadual Amazônia Agora”, respondeu Helder na mesma rede social.

Gases

Dados do relatório do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) de 2020, mostram que Belém é a capital que mais emite gases do efeito estufa no Brasil. Com as previsões de aumento do nível do mar e da temperatura na região, e maior quantidade de chuva, a população de Belém se encontra em situação de vulnerabilidade, especialmente os que moram na periferia. A Rede Jandyras, iniciativa que surgiu da Organização “Ame o Tucunduba”, está construindo uma Agenda Climática para Belém, que compila dados, análises e proposições de ação para a cidade, que será lançada dia 30, e poderá ser acessada pelo site http://ameotucunduba.org/jandyras/

Itinerante

A Câmara Municipal de Belém realiza amanhã sessão itinerante na ilha do Outeiro, na quadra da Escola Bosque. A população vai poder participar dentro do limite de capacidade do local e respeitando as prevenções sanitárias contra a covid-19. Os problemas da comunidade serão debatidos entre moradores e parlamentares, que vão ouvir as demandas para encaminhamento aos órgãos competentes. O vereador Zeca Pirão (MDB), presidente da CMB, já marcou para o dia 30/11 a próxima sessão itinerante, que vai ser realizada em Icoaraci.

Corregedoria

Belém sediará, nos dias 28 e 29 o Encontro Nacional de Corregedorias e Ouvidorias dos Tribunais de Contas do Brasil, e uma das palestras mais aguardadas é a do desembargador Milton Nobre, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), que no primeiro dia de evento falará sobre o tema “Entre Luz e Sombra: breves reflexões sobre a LGPD”, com mediação do Conselheiro Corregedor do TCE-PA Fernando de Castro Ribeiro. O ENCO é promovido pelo Instituto Rui Barbosa e tem realização local do TCE-PA e do TCMPA, com transmissão on-line e gratuita pelo canal do TCE no YouTube.

LINHA DIRETA

A pista exclusiva do BRT na avenida Augusto Montenegro vai, aos poucos, virando um lixão à céu aberto. Em vários trechos é possível ver montes de entulhos, lixo e carcaças de animais atropelados. Na frente do complexo do Mangueirão permanece a várias semanas devidamente isolado por cones e fitas de sinalização, a carcaça de um carro acidentado.

A crise que atingiu em cheio bares e restaurantes continua a fazer vítimas em Belém. A bola da vez foi a tradicional Churrascaria Rodeio, na Augusto Montenegro, que encerrou as atividades depois de décadas de funcionamento. No local começa a funcionar em outubro um restaurante de comidas típicas nordestinas.

A Secult realizou na sexta-feira a segunda montagem do 20° Festival de Ópera do Theatro da Paz, com a obra Il Tabarro, de Giacomo Puccini. No elenco, solistas brasileiros de renome internacional, além de três tenores paraenses. As récitas ocorrem ainda hoje e quarta-feira, sempre às 20h.

Serão disponibilizados 650 ingressos, que estão à venda pelo site ticketfacil.com.br e na bilheteria do TP. A casa continua operando com 85% da lotação. Para acesso ao espaço, é preciso apresentar a carteira de vacinação com pelo menos uma dose ou o PCR realizado até 72 antes.

Em todo Brasil, a campanha “Setembro Verde” visa a aumentar o número de doadores e enfatizar que o gesto pode salvar vidas. Nesta segunda-feira (27), é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes.

Por isso, o Hospital Ophir Loyola (HOL) – referência em transplantes de rim e córnea e na captação de múltiplos órgãos pelo SUS - distribuirá hoje material informativo sobre a importância de informar à família sobre o desejo de se tornar um doador.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias