plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

RD tem Taxa minerária e assalto a Pix em ônibus 

Coluna desta sexta-feira mostra ainda que a Universidade Federal do Pará (UFPA) alterou o bandeiramento para verde dentro dos campi

Imagem ilustrativa da notícia RD tem Taxa minerária e assalto a Pix em ônibus  camera Leia mais na coluna do Diário do Pará desta sexta-feira | Reprodução

O governador Helder Barbalho foi escolhido pelos governadores dos outros Estados de vocação minerária para encaminhar as gestões junto ao Supremo Tribunal Federal em defesa da manutenção das taxas de fiscalização de recursos naturais, cobradas atualmente pelos Estados do Pará, Minas Gerais e Amapá. A polêmica em torno da cobrança se materializou em ações diretas de inconstitucionalidade (Adin’s), impetradas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) junto ao Supremo. As ações tramitam em conjunto na Corte.

UNIVERSIDADE

Em novo boletim, emitido na quarta-feira, 22, o Grupo de Trabalho da UFPA sobre o novo coronavírus informou a alteração do bandeiramento para verde em todos os 12 campi. A bandeira verde sinaliza capacidade hospitalar controlada e evolução de novos casos de transmissão viral em fase decrescente. A partir de agora, será possível flexibilizar várias atividades presenciais, de acordo com o planejamento das unidades acadêmicas e administrativas, mas os cuidados preventivos e o limite de lotação de cada ambiente devem ser respeitados.

TARIFA

Em meio a fake news sobre o novo preço da passagem de ônibus, a Prefeitura de Belém, através da Semob, informa que não há qualquer decisão sobre o valor das tarifas de ônibus na cidade, desmentindo o boato de que seriam reajustadas para R$ 5,00. Segundo a Semob, estudos técnicos estão sendo realizados, conforme determina a legislação em vigor. Eles levarão em consideração a evolução da economia no período decorrente, desde o último reajuste (junho/2019) até hoje, e o respectivo impacto no setor.

CACAU

O chocolate artesanal da amêndoa de cacau produzida em Novo Repartimento, localizado na Região de Integração do Lago Tucuruí, ganhou o 1º lugar no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2021/Chocolate. A chocolateira premiada, Priscila França Rosendo, de S. Paulo, adquiriu o cacau cultivado no assentamento Tuerê pelo produtor Francisco Cruz. Além do chocolate feito com a amêndoa de Novo Repartimento, o Pará esteve representado entre os melhores chocolates artesanais do país através da Cacauway, da chocolateira Hélia de Moura, que ficou com o 7º lugar.

PATRONO

O centenário do filósofo e educador Paulo Freire, que transcorreu no dia 19 de setembro, será celebrado em sessão especial da Assembleia Legislativa hoje, às 15h. Estarão presentes educadores, estudantes e todos os interessados em discutir um projeto de educação renovador para o Pará. Haverá palestra do professor João Colares, professor da Uepa e integrante da coordenação da cátedra Paulo Freire da Amazônia e do Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe. A sessão será transmitida ao vivo pela TV e Rádio web da Alepa.

PRODUÇÃO

A partir dos dados da Pesquisa da Produção Agrícola 2020, divulgada pelo IBGE, a Fapespa elaborou o Informativo da Produção Agrícola Municipal Paraense. O estudo é uma das principais fontes de estatísticas municipais, levantando informações sobre área plantada, área colhida, quantidade produzida, rendimento médio obtido e valor da produção das culturas temporárias e permanentes, com informações relevantes para os planejamentos público e privado do setor agrícola. O informativo está disponível através do link: https://is.gd/MQlCQp.

LINHA DIRETA

Vereadores de Belém passaram a manhã de ontem, 23, no mercado do Ver-o-Peso conversando com trabalhadores por conta da queda brusca nas vendas do pescado, consequência das suspeitas de doença de Haff (“urina preta”) no Estado.

Também esta semana, em audiência pública, o deputado Orlando Lobato (PMN), que preside a Comissão Permanente de Apoio ao Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura da Alepa, defendeu “ que o governo dê uma proteção emergencial” à categoria.

Modalidade nova de crime dentro dos ônibus de que circulam na Região Metropolitana de Belém: assalto é via Pix, quando passageiros são coagidos a fazer uma transferência bancária de determinado valor para não terem os pertences levados pelos assaltantes.

Ioepa e Sindicon abrem em breve novos pontos de coleta da campanha “Doe Livros, doe conhecimento”, que em cinco meses arrecadou quatro mil livros, doados a bibliotecas públicas e comunitárias do interior do Estado.

O movimento “Advocacia em Causa Própria” inaugura hoje, na Rua Padre Prudêncio, a “Galeria da Advocacia” com a exposição “Mutatis Mutantis”, composta por obras de Marinaldo Santos, Ruma de Albuquerque, Pablo Mufarrej e outros artistas paraenses.

Uepa e Associação Santarena de Desporto Paralímpico realizam o projeto SuperAção, que promove acesso gratuito a modalidades esportivas para pessoas com deficiência, no campus da universidade em Santarém. Informações pelo 93- 98127-2576

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias