plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

RD destaca  aumento da Azul no Pará e torcidas liberadas

A coluna desta sexta-feira (17) traz ainda que deputado paraense quer esclarecimentos da Petrobrás sobre aumento de combustíveis

Imagem ilustrativa da notícia RD destaca  aumento da Azul no Pará e torcidas liberadas camera Leia essa e outras notícias de Belém e do Pará no Repórter Diário | Reprodução

Ganhou repercussão nacional o anúncio de ampliação da malha aérea da Azul no Estado do Pará, passando a atender até 19 destinos. Jornais como o “Valor” deram ampla cobertura à iniciativa, inédita no país em tempos de pandemia e retração econômica. A boa nova para o turismo regional só foi possível pelas medidas que o governador Helder Barbalho adotou, através de incentivo fiscal, com vantagens progressivas quanto às alíquotas sobre o ICMS de combustível. O compromisso envolve a contrapartida de divulgação dos pontos turísticos através de um plano de marketing que deve ser aprovado pelo governo do Pará.

COMBUSTÍVEIS

O recente aumento de preço dos combustíveis levou o deputado federal Cássio Andrade (PSB-PA) a encaminhar ao ministro das Minas e Energia um pedido de esclarecimentos a fim de elucidar o papel da Petrobras nessa escalada de reajustes. Observa que um fator determinante para a alta do petróleo é o dólar, que disparou no Brasil desde 2020. Além do petróleo e do dólar, custos de distribuição e impostos também influem no preço, porém o percentual do tributo federal e estadual não sofreu reajuste, o que acentua, segundo Cássio, a necessidade de rever a política nacional do petróleo.

FUTEBOL

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, reúne hoje com representantes de Remo, Paysandu e Tuna para discutir a liberação do acesso das torcidas aos estádios da capital paraense. O encontro está previsto para 9h30, no gabinete do prefeito. Em Belém, desde 18 de janeiro de 2021 até ontem, 16, foram aplicadas 1.500.085 doses de vacinas contra a covid-19. Destas, 978.483 pessoas já se vacinaram com a primeira dose e 521.602 com a segunda, segundo dados do site Belém Vacinada. A análise da situação sanitária vai definir a decisão sobre o retorno de público aos jogos.

ILEGALIDADE

O governo federal tem sistematicamente certificado fazendas em Terras Indígenas (TIs) na Amazônia Legal, o que vem agravando o problema do desmatamento e das queimadas. Desde 2019, foram 42 fazendas certificadas ilegalmente, contrariando as proteções a essas terras previstas pela Funai. A partir de 22 de abril, quando a Funai publicou normativa autorizando a certificação, o número subiu para 72 novas certificações em menos de um mês. No total, já são 114 as fazendas com a certificação aprovada no Sistema de Gestão de Terras (Sigef) ocupando mais de 250 mil hectares.

TRANSPORTE

Será assinado amanhã o contrato para a retomada das obras de requalificação da rodovia BR-316, que visa garantir a estrutura necessária para a implantação do sistema integrado de transporte, o BRT Metropolitano. Trata-se de um consórcio de empresas que ficou em 2º lugar no processo licitatório internacional de 2017. Em função disso, o prazo de execução da obra se estenderá até dezembro de 2022. A requalificação da rodovia trará melhorias na mobilidade urbana para cerca de 2,5 milhões de pessoas que moram na Região Metropolitana de Belém.

NÚCLEO

O Ministério Público do Estado do Pará inaugurou ontem, 16, o Núcleo Eleitoral da instituição, na sede das Promotorias de Justiça de Icoaraci. O novo núcleo foi aprovado por unanimidade pelo Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), após proposição da Procuradoria-Geral de Justiça, em agosto deste ano. Na coordenação do Núcleo Eleitoral ficará o promotor de Justiça Edvaldo Sales. A criação do núcleo é considerada um avanço na instituição e um degrau na escalada de aperfeiçoamento interno.

Linha Direta

A decisão do governador Helder Barbalho (MDB) em manter a vacinação de adolescentes se explica em uma olhada rápida no Painel Covid-PA: desde o início da pandemia, foram mais de 40 mil infectados com idades entre 10 e 19 anos, e destes morreram 40 meninos e 24 meninas, já que o vírus não escolhe faixa etária.

Está marcado para as 6h de hoje o 1° Grito dos Trabalhadores da Pesca da Pedra do Ver-o-Peso, organizado pelo Sindicato do Peixeiros, balanceiros e outras entidades ligadas à comercialização do pescado.

Os trabalhadores se queixam que os barcos estão abarrotados de peixes na Pedra do Peixe, porém não há saída de mercadoria, e até devolução do que é comprado, em decorrência da preocupação da população com a doença de Haff (“urina preta”).

Causou estranheza o posicionamento à (extrema) direita do PSOL-PA na articulação feita pela Câmara Federal para reinserção da obrigatoriedade de quarentena para juízes e policiais no Código Eleitoral. Enquanto 14 outros partidos foram favoráveis, o partido foi um dos cinco contrários, junto, por exemplo, com o PSL, que já abrigou Jair Bolsonaro.

As prefeituras de Castanhal, na região metropolitana de Belém, e Vigia, na região do Salgado, publicaram comunicado informando cancelamento de aplicação de 2ª dose da vacina da Covid para quem tomou a Astrazeneca, por falta do imunizante. A remarcação da aplicação depende de envio do Ministério da Saúde.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias