plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

PMs ameaçam protestos contra Bolsonaro no Pará; leia o RD!

Coluna mostra que no Marajó, por exemplo, um grupo de militares tem usado as redes sociais para impedir o que chamam de "afronta" contra o presidente

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia PMs ameaçam protestos contra Bolsonaro no Pará; leia o RD! camera Manifestações que ocorrem por todo o País sofre constante ameaças de quem deveria proteger o cidadão e garantir a ordem | Arquivo

A Promotoria Militar da PMPA está atenta às movimentações de alguns setores da corporação em relação aos atos de protesto contra o governo federal, previstos para amanhã em todo o país. Em Soure, no Marajó, policiais militares têm usado as redes sociais para ameaçar reprimir as manifestações. Considerando que os atos constituem “uma afronta” a Bolsonaro, prometem usar até gás de pimenta nos “que fizerem tolices”. Apesar disso, a visita do presidente não se confirmou no evento do programa Abrace o Marajó, presidido pela ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

AMEAÇAS

“Desejo aos cidadãos de bem que não permitam tal afronta, pois o GTO do 8 BPM de Soure está preparado para conter a sua frustração de maneira enérgica, se for necessário”, assinala um perfil militar nas redes sociais, anteontem, quando se dizia que Bolsonaro estaria na cidade hoje. O promotor militar Armando Brasil informa que a movimentação dos grupos militares é monitorada nas redes sociais. Segundo ele, caso ocorram abusos no uso da força pública nas manifestações, como ocorreu recentemente em Pernambuco, a punição será rigorosa.

LOBBY

O lobista Silvio Assis, citado nas transações em torno de vacinas e que teria oferecido ao deputado Luís Miranda “propina da propina” de 1 dólar por vacina em encontros com o líder do governo Ricardo Barros, é amapaense e bastante atuante em Belém e Brasília. Lobista há tempos, Silvio é filho de Silas Assis, que nos anos 70 e 80 mantinha um tabloide dedicado a detonar reputações de políticos e empresários que não rezavam por sua cartilha. Silvio se vangloria de ser proprietário da casa mais luxuosa de Macapá.

VACINAÇÃO

A perda do cartão que comprova a primeira dose de vacina contra covid-19 tem gerado transtornos para muita gente. Diante do extravio do documento, há quem pense até em tomar de novo a primeira dose para tirar um novo registro. A Divisão de Vigilância Sanitária desaconselha esse procedimento, principalmente porque tira de outras pessoas o direito à imunização. A pessoa vacinada com a dose inicial pode ir a qualquer posto de vacinação, munida de documentação pessoal, e solicitar a segunda via. Todos os postos estão aptos a fornecer o documento.

RESTAURO

A Secretaria de Estado de Cultura informa que a obra de restauro do Museu de Arte Sacra (na Igreja Santo Alexandre) e Casario Padre Champagnat, orçada em R$ 953 mil, corresponde à intervenção na fachada dos imóveis, reforço estrutural da cimalha, pintura, recomposição dos telhados e instalação do projeto de prevenção a incêndio. Mesmo com as intervenções e manutenções programadas, após recomendação dos órgãos de controle e do MPPA, optou-se pela intervenção emergencial dos espaços, para evitar que os edifícios sejam ainda mais afetados pelos desgastes estruturais.

ATENDIMENTO

Procedimentos administrativos foram abertos na 11ª Promotoria de Justiça de Santarém, a fim de assegurar a duas crianças, uma com espectro autista (TEA) e outra portadora de deficiência auditiva, o atendimento profissional adequado às suas necessidades. No primeiro caso, serão apuradas informações prestadas pela família sobre a falta de um psicopedagogo em sala de aula. A segunda situação envolve a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, que não estaria garantindo a uma criança com deficiência auditiva o tratamento de saúde previsto em lei.

LINHA DIRETA

Uma viatura descaracterizada da Defesa Civil Estadual que fazia mapeamento de áreas alagadas, trabalho realizado em parceria com o Serviço Geológico do Brasil, foi recebida a tiros na tarde de terça, 29, no bairro Canarinho, em Icoaraci.

Um dos disparos acertou o vidro lateral traseiro direito do veículo, de cor preta e peliculado, mas ninguém se feriu. A ocorrência foi registrada na Delegacia do Bengui, e a polícia acredita que a equipe foi confundida com milicianos.

Os quase três mil servidores da rede municipal de ensino de Marituba receberam ontem, 1º, a primeira parcela do 13º salário. O pagamento será dividido em três parcelas, recebíveis em julho, outubro e dezembro.

O flutuante de Icoaraci foi redimensionado e acoplado a uma rampa maior e mais confortável, junto com um novo guarda-corpo e defensores, para garantir mais conforto e segurança aos moradores, veranistas e turistas da ilha de Cotijuba. A reforma foi iniciada na gestão tucana, mas ficou incompleta.

Apesar do recesso parlamentar, os trabalhos da CPI da Vale continuam, pelo menos até a segunda semana de julho. O executivo da área de contabilidade da empresa, Murilo Miller, e o vice-presidente Executivo de Jurídico e Tributário, Alexandre Silva D’Ambrósio, depõem no plenário da Assembleia Legislativa, na terça-feira, 6 de julho, às 10h.

O governador Helder Barbalho sancionou a lei que institui 19 de março como o Dia Estadual em Memória das Pessoas que faleceram em decorrência da covid-19 durante a pandemia do coronavírus”. A data faz alusão ao primeiro registro de óbito decorrente da doença no Pará.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Repórter Diário

    Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

    Últimas Notícias