Boi vivo
Como tem o segundo maior rebanho bovino nacional e pouca indústria frigorífica, o Pará continua sendo o maior exportador de boi vivo do planeta. Cerca de 62% das exportações brasileiras são do Pará.
Incentivo para cruzeiros turísticos
Assim como o Pará concede incentivos tributários aos voos decolando de Belém para o exterior, a indústria de cruzeiros também reivindica incentivo para baratear as taxas de praticagem, rebocador e atracação; assim como maior agilidade da Receita e Polícia Federal. Um mutirão de atrações. Belém precisa se unir para melhor aproveitar esse tipo de turismo que não usa hotel, porém, cada passageiro que desce deixa cerca de 120 dólares no mercado local. O Veropa merece.
Detalhes para atrair cruzeiros
As duas empresas de receptivo de cruzeiros que operam em Belém, a Amazon Incoming Service, de João Ribeiro; e a Amazon Star, de Patrick e Yani Barbier, reivindicam uma melhor atenção das autoridades e principalmente da CDP. Hoje, táxi, carro de aplicativo, Van e os operadores do receptivo têm dificuldades de entrar nas instalações do Porto de Outeiro. Nem todos os passageiros compram os passeios, muitos apenas descem no porto, por isso se faz necessária alguma estrutura no local, coisa que já existe em Icoaraci. Outro detalhe, a exemplo do que ocorreu na COP, pedem que os ônibus de turismo trafeguem pela calha do BRT da Augusto Montenegro, com ganho de quase uma hora no traslado. Faz sentido.
O primeiro atracado no porto de Outeiro
O próximo navio de cruzeiro em Belém, e o primeiro a atracar no Porto de Outeiro, a partir de agora, determinação da Marinha e CDP, chegará no dia 12 de fevereiro. É o MS Artania com 700 turistas alemães, vindo de Caiena e será atendido pela Amazon Star. Cerca de 500 compraram os passeios pela cidade e o restante ficará perambulando pela praia da Brasília, em Outeiro. Pouco convidativo.
Kaatech
Com planta industrial em Icoaraci, a Kaatech segue com cinco focos de mercado: açaí desidratado, Açaíbot, caixa plástica para substituir a rasa e facilitar o transporte, energia através do caroço de açaí e o cabo via para transportar os cachos em meio à colheita.
Açaí
A Kaaçaí e seu braço tecnológico Kaatech, em Icoaraci, acabam de adquirir equipamento alemão para fabricar e lançar ao mercado o açaí desidratado.
Juçara
O Açaíbot, robô da Kaatech, foi adotado pelos plantadores da palmeira Juçara, no Sudeste. Prima distante do açaí.
Marajó
Helder quebrou o monopólio no serviço de travessia de balsa entre Icoaraci e Camará. Baixou as tarifas e assumiu a gestão dos portos nas duas pontas.
Onça
Sônia Guedes acaba de vender a área da antiga Fábrica Nazaré, na Ilha das Onças, exatamente em frente a Belém.
Pissolatti
O Pissolatti Café, na Rui Barbosa, depois de incorporar o espaço da loja Pietra, agora vai assumir também o ponto vizinho da Morana. Ficará colado à Aliança Francesa. Alto ritmo de expansão.
Máximo
A Faculdade de Estudos Avançados do Pará – Feapa, do Grupo Édson Franco, conquistou o Conceito Institucional máximo (nota 5) no MEC. Um reconhecimento de excelência em sua infraestrutura, corpo docente e políticas acadêmicas.
Medicina
Pelo resultado do Enamed, os dois melhores cursos de Medicina no Pará são oferecidos pela UEPA e Cesupa. Ambos com nota quatro.
Obras
Jader Filho anunciou que as obras de saneamento básico e mobilidade urbana no Pará serão prioridade em 2026, com foco na qualidade de vida e redução de déficit habitacional.
Argumento
A verticalização do agronegócio no Pará, com Guilherme Minssen, nesta segunda, às 22h20, no Argumento da RBA.
Sorvete
A concorrida sorveteria Bacio di Latte abrirá neste semestre no mix do Pátio Belém. Operação própria.
Boulevard
O mix do Boulevard incluiu as marcas de sucesso Lindt, Carolite, Samsonite, Ad Style e Asics.
Mix
Vem aí uma grande mexida no mix do Boulevard: a nova Iplace ficará no primeiro piso, ao lado do Banpará. A Lacoste vai ganhar novo ponto no quarto piso. A nova Crocs vai mudar para o segundo piso. Jorge Bischoff ficará em frente ao Famiglia d’ Itália. A barbearia Cassius passa por repaginação.
Chácaras
A Status conseguiu antecipar em um ano a entrega da obra do condomínio de lotes urbanizados Chácaras Florença: será agora em março. Com pouco menos de um ano e meio do lançamento do empreendimento, na Augusto Montenegro, atingiu 77% de comercialização.
Bougainville
A Status chegou a 98% de comercialização em seu bairro Bougainville, na Augusto Montenegro. Em maio, a Status promoverá a terceira edição da corrida Belém Run Bougainville. São sete quilômetros dentro do bairro. A última, em setembro, teve mais de quatro mil participantes.
Voo
Telma e Pepeu Garcia, Nicola Garcia, Danielle Acatauassú preparam viagem com um grupo de 15 arquitetos para aproveitarem a vindima em Mendoza, na Argentina. A viagem gastronômica e arquitetônica faz parte dos programas do GPD - Grupo Paraense de Decoração em suas campanhas de reconhecimento aos grandes profissionais.
Ponto BB
Atraso na entrega de vidros adiou para fevereiro a inauguração do Ponto BB, na esquina da Doca com Municipalidade. Além dos serviços digitais do banco, terá amplo espaço cultural e quiosques da Chocolateria Gaudens, Sorvetes Maioca e produtos Seringó.
Ponto
A área da finada empresa de pesca cearense Pina, de 41 mil metros quadrados, na Arthur Bernardes, com porto de interessante calado, foi arrematada pela Paraferro.
Paz
O experiente professor paraense Edmundo Oliveira foi convidado para ser Consultor Sênior do Conselho da Paz para Gaza, criado por Trump.
Agro
O sucesso do agronegócio paraense está concentrado em quatro letras: (A, B, C, D). A de açaí e abacaxi; B de búfalo e boi; C de cacau e D de dendê.
Carne
O poderoso Grupo Amaggi, um dos grandes do agronegócio brasileiro, planeja investir em confinamento no Pará.
Palma
O setor de óleo de palma no Pará, que já foi muito forte, enfrenta imensas dificuldades. A BBF segue em recuperação judicial e sem investimentos; a Agropalma, eternamente à venda, além de não encontrar comprador permanece sem investimentos.
Madeira
Na quase ausência da agroindústria no Pará, tem sido bastante sentida a saída do Grupo Tramontina do Estado.
Laranja
Lembra que nessa época existiam caminhões com laranja doce e baratinha nas esquinas da cidade? Pois é, sumiram. Toda a produção do polo cítrico de Capitão Poço segue para São Paulo, onde consegue melhor preço no mercado internacional.
Mandioca
Uma terrível doença que atinge a mandioca, nossa cultura de subsistência, já domina o Amazonas, nosso estado vizinho.
Peixe
Com investimentos de empresários locais e facilidade de ração com o cultivo da soja, hoje, Paragominas tem mais quilo de peixe do que boi.
Pirarucu
O Grupo Reicon, com imensa e madura criação de pirarucu na ilha de Mexiana, no arquipélago do Marajó, tem toda a sua produção comprada pelos supermercados de Belém, que lançam variados cortes do peixe. No planejamento da Reicon-Agro, a industrialização de pirarucu em lata. Algo semelhante a sardinha e atum.
Hotel
Nesse período de chuvas e poucas atrações, os hotéis de luxo em Belém têm recebido, em sua grande maioria, hóspedes moradores da cidade em busca de novidades. Mas isso não ocorre só aqui. Acaba de ser divulgado que 52% dos hóspedes dos sofisticados hotéis paulistanos vivem na própria cidade.
Show
“Veja” mostra a desigualdade na música. Dona Onete recebeu 55 mil reais para cantar, na semana passada, no interior do Pará. Já Natanzinho, estrela do forró, receberá 800 mil reais para fazer um show em cidade vizinha.
Tacacá
A famosa Casa do Porco, do chef Rueda, em São Paulo, passou a oferecer um tacacá feito de pele suína, tucupi, camarão, jambu e pururuca.
Nacional
O açaí passou a ser reconhecido como fruta nacional. Agora é lei. A nova norma teve origem em projeto de lei do Senado, do ex-senador Fernando Flexa Ribeiro. A expectativa é que a lei reforce a identidade do açaí como produto brasileiro e evite a biopirataria.
Cacau
Produtores afirmam que três leis enviadas em 2007, pela então governadora Ana Júlia Carepa, ajudaram bastante a superprodução paraense de hoje em dia: criação da taxa de modernização da cacauicultura, criação do PAC para aceleração da cultura do cacau, consolidação da cacauicultura no Estado e a criação do Funcacau. Ana não será candidata.
Amazônico
O Hotel Amazônico, com 115 apartamentos na Bernardo Sayão, antigo Beira Rio e Novotel, foi totalmente repaginado e ganhou até suíte presidencial. Incluirá um grande salão de eventos para 1.200 pessoas, com vista para o Rio Guamá. Negócio do empresário Fábio Barboza, natural de Bauru, mas atuante em Belém.
Mounjaro
Restaurantes começaram a adaptar seus cardápios e lançam o Menu Mounjaro, com versões reduzidas de pratos, para quem usa as canetas.
Manioca
Toda a linha de produtos da paraense Manioca entrou nas gôndolas da rede Carrefour.
Portugal
A TAP lançará sua cabine Premium Economy no próximo verão, oferecendo mais conforto, com assentos amplos e privacidade. Oferece benefícios como check-in premium, embarque prioritário e refeições diferenciadas, preenchendo o espaço entre a Econômica e a Executiva. A novidade inclui o voo entre Belém e Lisboa na aeronave A321LR. Já tem gente fazendo reserva.
EM ALTA
Show
No dia 9 de março, show de Cuca Roseta, no Teatro Gasômetro, o mais musical da cidade.
Vídeos
A Globo lançará um aplicativo de vídeos curtos, o Globopop, para concorrer com o TikTok.
Saúde
O MPF começou a avaliar 294 faculdades privadas de Medicina, independente de nota no Enamed.
EM BAIXA
Medicina
O CFM estuda negar registro aos egressos dos cursos reprovados no Enamed.
Leitos
A mesma e velha pressão por falta de leitos que ocorreu durante a COP30 aconteceu no Fórum Econômico Mundial, em Davos.
Grão
O porto de Miritituba sofre bastante nesse período de chuvas intensas. São registradas filas quilométricas de caminhões na BR-163.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar