plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
COLUNA MAURO BONNA

Rumo à COP 30: Caravana fluvial mobiliza cientistas e especialistas

Confira esse e outros destaques na Coluna de Mauro Bonna, nesta quinta-feira (31)

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Rumo à COP 30: Caravana fluvial mobiliza cientistas e especialistas camera A “Caravana Fluvial Rumo à COP30”, será uma das atrações no evento, iniciativa da Embaixada da França no Brasil. | Wagner Santana/Diário do Pará

França

A “Caravana Fluvial Rumo à COP30”, será uma das atrações no evento, iniciativa da Embaixada da França no Brasil. O chamado “Barco do Compartilhamento do Saber” descerá o Rio Amazonas zarpando de Manaus para Belém, no final de outubro, trazendo a bordo cientistas franceses, brasileiros, especialistas em startups de inovação, bioeconomia e mudanças climáticas.

Kart Mirim

Noah Diamantino, com apenas 9 anos, provoca uma grande ciumada. Ele foi pole-position e vice-campeão em sua estreia na recente Copa Brasil de Kart Mirim, disputada em Aracaju. Federado por Brasília, onde reside, no podium, o marabaense decidiu levantar a bandeira do Pará, deixando a galera de Brasília meio assim. Ele vai correr em novembro, nos EUA, na principal corrida da categoria em Las Vegas. Porém, ainda antes da COP, Noah deverá correr em Belém. Ele é filho do empresário Winston Diamantino, titular do Grupo Revemar.

Ciência

Completam a ilustre tripulação da Caravana Fluvial os presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Instituto Francês de Pesquisa e Desenvolvimento (IRD), Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade da Amazônia (CFBBA) e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa de Oliveira Santos, que é Engenheira Eletricista de formação.

Mangue

O caranguejo-uçá foi homenageado. A ideia é fazer barulho, para incluir o mangue na pauta da COP. Ainda que cheguem a estocar até quatro vezes mais carbono do que as florestas tropicais, os manguezais recebem apenas 1% do financiamento climático global. O Brasil possui 7,4% da área global de manguezais.

Petróleo

A demora na autorização do simulado da Petrobras, na Margem Equatorial, no poço Morpho, no bloco FZA-M-59 na Bacia da Foz do Amazonas, tem provocado muita insatisfação. A companhia desembolsa quatro milhões de reais por dia para manter a sonda ODNII pronta para operar.

Sonda

O Ibama marcou para 12 de agosto uma reunião com a Petrobras para deliberar o assunto. A sonda foi contratada em 2023 e está parada há um mês ao largo de Belém. A Petrobras apostava que a autorização sairia em julho, agora, a expectativa passou para agosto. Agosto de Deus!

Veropa

A Abrasel nacional confirmou apoio ao Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, que volta ao calendário cultural e gastronômico em setembro. A entidade destacou a relevância do evento para o setor e o protagonismo da culinária paraense no cenário brasileiro.

Churrasco

No próximo dia 9 de agosto, o Marine Club receberá a 1ª edição do Festival BBQ Show. O evento, já consolidado em outras regiões, terá mais de 40 estações de churrasco, shows e espaço kids. A programação musical terá Fruto Sensual, I Love Pagode, Mel Pinheiro e William & César.

Navegação

Em reunião com o setor, a ANA apresentou as previsões climatológicas do Cemaden, CPRM e INPE para os próximos meses. Todos os rios navegáveis da Amazônia estão muito acima da média, alguns próximos das cotas de inundação. Ou seja, as previsões indicam que no verão de 2025 não deverá ocorrer seca, fazendo com que a navegação e os portos amazônicos operem normalmente, alcançando novos recordes na movimentação de cargas.

EM ALTA

Degustação

Será hoje, no Santa Chicória, o menu degustação envolvendo as cozinhas de Belém, La Paz e Copenhague.

Turismo

O santareno Guilherme Lisboa toca a Pousada Americana, com 18 quartos, a 300 metros das ruínas de Fordlândia, o sonho de Henry Ford, na floresta amazônica.

Visita

A partir de Alter do Chão, a agência Kaiara oferece roteiro temático com visita às principais construções da abandonada Fordlândia, incluindo também Belterra.

EM BAIXA

Motel

Causa estranheza o destaque pelo uso de motéis como hospedagem na COP. Na Copa e Olimpíadas, no Rio, foram altamente concorridos.

Flutuante

Nas Olimpíadas, seis navios de cruzeiro serviram de hospedagem flutuante no Porto do Rio. Agora, é um tititi só porque dois navios estarão em Belém.

Esgoto

Os moços do Profissão Repórter não conhecem Paraisópolis, em São Paulo. A bola da vez é a Vila da Barca, em Belém.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mauro Bonna

    Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

    Últimas Notícias