plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
COLUNA MAURO BONNA

Novo Arcebispo já tem data certa para assumir Arquidiocese de Belém

Dom Júlio Endi Akamine assumirá a Arquidiocese de Belém, substituindo Dom Alberto Taveira em cerimônia na Catedral Metropolitana.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Novo Arcebispo já tem data certa para assumir Arquidiocese de Belém camera Dom Júlio Endi sucede Dom Alberto Taveira na Arquidiocese de Belém | Mauro Ângelo / Diário do Pará

Arquidiocese

Dom Júlio Endi Akamine assumirá, no próximo dia 15, o comando da Arquidiocese de Belém substituindo a Dom Alberto Taveira. Evento solene na Catedral Metropolitana.

Icoaraci

Como Arcebispo Emérito de Belém, Dom Alberto Taveira vai morar na Casa Monte Tabor, em Icoaraci, junto à Congregação Sementes do Verbo.

Degustação

O chef Paulo Anijar promove, nesta quinta, no Santa Chicória, um Menu Degustação envolvendo experiências de Belém, La Paz e Copenhague. Os chefs convidados: Kenzo Velasco (Bolívia) Simon Lau (Dinamarca) e o sommelier Bertil Tottenborg (Dinamarca). A inciativa envolve o Instituto Paulo Martins e o Melting Pot Foundation.

Açaí

Os marombeiros americanos, principalmente nas praias californianas, vão sentir na pele e nos músculos, o tarifaço de Trump em cima do açaí. Os EUA são o principal destino das exportações do açaí paraense. A cadeia de negócios do fruto movimenta cerca de sete bilhões ao ano no Pará, com 180 fábricas. Só a Sambazon, a pioneira, atende a 50 mil pontos nos EUA.

Marinha

Na sexta, às 15h, em cerimônia no 4º Distrito Naval, haverá a transmissão do Cargo de Chefe do Estado-Maior, ao Capitão de Mar e Guerra José Fábio Carneiro da Silva.

Inovação

O pesquisador da UFPA, Nélio Machado, participa, em Manaus, da 2ª Fase do “Ne xtBioAmazônia”, Mentoria em Bioeconomia e Inovação da Amazônia. No Pará, a iniciativa é do Governo do Pará, pilotada pela Fapespa, leia-se, Marcel Botelho.

Construção

A incorporadora Vocon, de Felipe de Mello e João Carlos Pereira, completa 10 anos de sucesso. A ‘vocação para construir’ que serviu para dar nome à empresa, também auxilia nos projetos dos arquitetos que sempre priorizam a vegetação e a iluminação naturais.

Tapanã

Dá dó ver um patrimônio público tão rico completamente abandonado na Arthur Bernardes, em frente à Rua do Tapanã, onde funcionou a maior usina termoelétrica de Belém, construída pela Celpa e depois ampliada pela Eletronorte. O prédio da frente é o último exemplar da Arquitetura Brutalista na cidade.

Pesca

Essa imensa estrutura, às margens da Baía do Guajará, com o maior calado da costa de Belém, exatamente 13 metros, foi repassada pela Eletronorte ao Ministério da Pesca, que ensaiou a instalação de um terminal pesqueiro no local. Hoje, o imóvel pertence à SPU-Secretaria de Patrimônio da União. O abandono continua.

Pedra

Igor sonha em mudar de lugar as operações medievais e predatórias da Pedra do Peixe, no Ver-o-Peso, com uma quantidade imensa de caminhões frigoríficos tomando conta e depredando o entorno da Praça do Relógio, todas as noites.

Terminal

O antigo imóvel da Eletronorte, à Arthur Bernardes, seria o lugar ideal para instalar o Terminal Pesqueiro de Belém. Claro que mexeria com a zona de conforto dos pescadores e pesqueiros, que amam a bagunça e as águas tranquilas e imundas da doca do Veropa, mas beneficia imensamente a cidade. Belém merece.

EM ALTA

Kart

Noah Diamantino, marabaense de 9 anos, conquistou o vice-campeonato da 26ª Copa Brasil de Kart Mirim, em Aracaju.

Vinho

O Assemblage, bistrô da Grand Cru, vai investir ainda mais em opções para a COP, com foco nos eventos do mezanino, inclusive com menu especial.

Eventos

Donna J Eventos tem deixado sua marca nos encontros pré-COP. Seja pelo mobiliário exclusivo e funcional ou pela cenografia com insumos regionais.

EM BAIXA

Seca

Os operadores logísticos que navegam nos rios da Amazônia estão se preparando para possíveis gargalos provocados por seca.

Violência

Cartografias da Violência na Amazônia apontou 22 facções em 178 municípios da região. Sendo 130 dominados pelo CV e 28 pelo PCC.

Cocaína

O corredor do Norte teve um crescimento de 92% nas apreensões de cocaína, chegando a 10,4 toneladas no ano passado, segundo o Anuário de Segurança Pública.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mauro Bonna

    Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

    Últimas Notícias