Diário Online
MAURO BONNA DESTACA

UFPA lança Programa de Apoio à Cooperação Internacional

Veja este e outros destaques da coluna de Mauro Bonna deste domingo (3).

domingo, 03/04/2022, 09:28 - Atualizado em 03/04/2022, 09:27 - Autor: Mauro Bonna

Google News

Programa de Apoio à Cooperação Internacional da UFPA está entre os destaques da coluna de Mauro Bonna.
Programa de Apoio à Cooperação Internacional da UFPA está entre os destaques da coluna de Mauro Bonna. | Ney Marcondes/arquivo

Cooperação Internacional na UFPA

A UFPA lançou mais um edital do Programa de Apoio à Cooperação Internacional, que financia reuniões voltadas à elaboração de projetos de pesquisa envolvendo os docentes da instituição e pesquisadores estrangeiros. Os projetos são depois submetidos a agências nacionais e estrangeiras, para a captação de recursos. Todos os programas de pós-graduação da UFPA incrementaram a cooperação internacional e, em muitos casos, passaram a ter acesso a financiamentos internacionais. As inscrições vão até 2 de maio.

Cacau para chocolate gourmet

O Pará possui a maior diversidade e variedade de cacau no mundo, com capacidade para produzir amêndoas diferenciadas e muitas possibilidades de uso alimentício. Esse grande potencial foi identificado por um projeto, apoiado pela Fapespa, que busca melhorar o cultivo do cacau nas regiões de várzea do município de Mocajuba e criar um banco de dados sobre as florestas dessa localidade. A ideia é transformar o cacau dessa região para atender mercados específicos, como os setores de orgânicos e gourmet.

Chamada de Negócios

A partir de amanhã, empreendedores amazônicos poderão se inscrever na Chamada de Negócios 2022. A iniciativa da AMAZ aceleradora de impacto, que conta com o apoio do Fundo Vale entre outros parceiros, tem objetivo de encontrar startups e negócios inovadores para serem acelerados e receberem investimento de até 600 mil reais. Inscrições em amaz.org.br/chamada2022.

Especialidades Médicas do Cesupa

Como parte das ações comemorativas pelos 15 anos do curso de Medicina, o Cesupa entrega, amanhã, as novas instalações do Centro de Especialidades Médicas, na Governador com Generalíssimo. Além de um casarão tombado, revitalizado para ser um centro cultural, a nova unidade reúne um moderno prédio com seis pavimentos, que conta com 83 consultórios, três amplas salas para cirurgia ambulatorial, salas de discussão clínica e de conferência.

Ideal

Estudante do Ideal foi aprovado na Unicamp em Engenharia Ambiental com Certificado de Ouro da Olimpíada Brasileira de Biologia. Allan Garcia (17) também foi aprovado em várias outras universidades e decidiu cursar Ciências da Computação na USP.

Disputa

Já tem três propostas para comprar o prédio da Claro, de cerca de nove mil metros quadrados, na Rui Barbosa. Aguardam análise do comitê da companhia.

Icoaraci

O projeto do Terminal Hidroviário de Icoaraci foi aprovado pela Caixa e lançado no Sistema. Esta semana, a Sudam deve autorizar a licitação.

Energia

A Hydro Alunorte vai mudar a sua matriz de energia de combustíveis fósseis para gás natural em sua fábrica em Barcarena. Para isso levantou 200 milhões de dólares em financiamento.

Hydro

O Escritório M2N Arquitetura (Márcia e Matheus Nunes) foi contratado pela Hydro para o projeto de acessibilidade em todas as suas instalações industriais em Barcarena, com inclusão e equidade.

Soja

Aumentou em mais de 20% do esperado a exportação de soja pelo porto de Vila do Conde.

Sal

No antigo ponto da Yamada no Sal, surgirá o supermercado Alô Salinas. E no ponto do depósito de bebidas ao lado da Lojas Americanas, a nova Yamada Expressa.

Restaurante

A chef Bebel Lima assumiu a presidência da Abrasel-PA, entidade que reúne bares e restaurantes.

Grand

O hotel Grand Mercure, na Avenida Nazaré, trocou toda a refrigeração de seus apartamentos e passa por uma reforma de modernização na cozinha.

Novotel

Belém ganhará mais um hotel de alto padrão. O Novotel com 158 unidades será âncora do complexo multiuso que surgirá ao lado do templo da igreja-mãe da Assembleia de Deus.

Argumento

Eis a pauta do Argumento de amanhã: o advogado Jefferson Bacelar (30 anos da Academia Paraense de Letras Jurídicas). E o cirurgião Carlos Armando Ribeiro (Obesidade Zero). Às 22h30, na RBA.

Varanda

O Hotel Mercure Boulevard, na Dom Romualdo de Seixas, ganhou TVs de 55 polegadas em todos os seus 100 apartamentos e novo restaurante, o Varanda.

Princesa

O Hotel Princesa Louçã reabriu seus 361 apartamentos, e já aceita reservas para o Círio. Também reabriu o restaurante Açaí, por enquanto, somente a la carte.

Pecuariando

Helder e todas as entidades do setor realizam no Centro de Convenções de Marabá, nos dias 27, 28 e 29 de abril, o Encontro da Cadeia Agroindustrial, Comercial e de Serviços da Pecuária Paraense, com o tema “A Pecuária Recupera o Pará”.

Filosofia

A Faculdade Católica de Belém, promoverá no período de 27 a 29 de abril, o V Simpósio Filosófico, com o tema: “A influência de Santo Agostinho para a formação do ethos contemporâneo”.

Memória

Luiz Braga foi convidado e participará do simpósio on-line “Imagem, Memória e Museu na Amazônia”, agora no dia 14. Promovido pelo Amazon Lab, sediado no Instituto de Humanidades da Duke University-EUA.

Tudo

Inaugurou a loja Tudo Conveniência na Duque, com mix premium e funcionamento 24h. A próxima será na Governador com 14 de Abril.

ACP

Amanhã, a posse da nova diretoria da Associação Comercial do Pará, com Elizabete Grunvald à frente. Reginaldo Ferreira assumirá o Conselho das Câmaras Setoriais. E Paulo Maia, a Universidade Corporativa.

Viagens

O paraense voltou a viajar para o exterior. A Startour leva um grupo este mês para o Egito, outro em maio para a Grécia e em junho para Dubai, Israel e Grécia. A agência lança um roteiro para adolescentes, em janeiro, com Singapura, Maldivas, Abu Dhabi e Dubai.

Paragominas

A prefeitura de Paragominas está duplicando sua estação de tratamento de água e dotando a cidade de estações de tratamento de esgoto, a fim de preservar os rios Uraim e Paragominas, que irrigam parte do plantio de grãos da região e fornecem água para a população.

Intercâmbio

O STB Intercâmbios e recrutadores de universidades americanas promoverão de amanhã a sexta, o University Day em escolas parceiras com o tema “Profissões do Futuro” e ainda falarão sobre o processo de entrada com ofertas de bolsas de estudos. Atendimento também pelo WhatsApp 991581372.

Ceplac

A Alepa realizará sessão solene na próxima quinta, solicitada pelo deputado Eraldo Pimenta, em homenagem a Ceplac, órgão federal de fomento à cacauicultura, que completou 65 anos.

Estilo

A programação da próxima Quarta com Estilo na Adega da Benjamin: Mesa Posta para a Páscoa em parceria com A Casa Delas, e dicas de Beth Virgolino. Também o lançamento do Ovo de Páscoa artesanal do chef confeiteiro Flávio Amoedo.

Musical

A Diretoria da Festa de Nazaré articula patrocínio para o Círio Musical, na concha acústica.

Jubileu

A Marmobraz lançará um livro em agosto, mostrando a trajetória da empresa em 50 anos.

Carbono

A Carbonext, uma das maiores do país no mercado de crédito de Carbono já tem novo endereço em Belém. Vai ocupar um andar do Village Boulevard na Senador próximo a Doca, em negócio coordenado pela Salomão Mendes Imóveis. Os planos são ambiciosos. Proteger 15 milhões de hectares da floresta nos próximos anos.

Casa

Usar os imóveis da União subutilizados, abandonados ou disponíveis para uso de moradia popular no centro das cidades. Em Belém, o projeto “Aproxima” poderia ser uma solução para o antigo prédio do INSS. O Lançamento será agora pelos ministérios da Economia e do Desenvolvimento Regional.

Triathlon

Triathlon de Longa Distância do Paidégua Tri. Com 1,6 km de natação, 90 Km de ciclismo e 14 Km de corrida. Em Mosqueiro, no próximo domingo, na praia do Chapéu Virado, a partir das 6h. Serão cerca de 60 atletas, paraenses e também de outros estados.

Rock

O Rock na Floresta vai reunir algumas das bandas mais atuantes no cenário do rock underground de Belém, para lançar “Intoxicated’, da Dead Level, a anfitriã que receberá no palco as bandas Delinquentes, Shildrain e Warpath. Será no próximo sábado, a partir das 18h, no Parque dos Igarapés.

Giro

O paraense PopBank começará a oferecer capital de giro para clientes que utilizam máquina de cartão.

Móveis

A Revolution, de Elias Rego, vendeu todo o novo mobiliário dos dois pontos do Sushi Ruy Barbosa. Design assinado pelo sofisticado Estúdio Bola.

Claro

A executiva Claudine Soares deixou o comando local da SKY para assumir a Gerência Territorial da Claro.

Jurídicas

Haverá novo edital para ocupar a cadeira que foi de Egydio Sales, pai e filho, na Academia Paraense de Letras Jurídicas. No primeiro escrutínio, Ângela Sales e Vicente Malheiros empataram com 17 votos.

Imortais

A Academia Paraense de Letras Jurídica elegeu César Mattar para ocupar a cadeira que foi de Zeno Veloso, e Leonardo Pinheiro da Silva, para a cadeira de Sérgio Couto.

Chocolate

Entre os dias 7 e 24 de abril, acontece a Doce Páscoa Castanheira, no Lounge do 1º piso do shopping. Na programação, oficina de chocolate e atividades lúdicas. Atrações destinadas a crianças de 5 a 12 anos de idade.

Delivery

O Burger King ampliou suas opções de pedidos de entregas, depois do App BK Delivery, os clientes podem fazer pedidos pelo WhatsApp.

Casa nova

A Semas alugou da JV Participações, o prédio na Lomas recém-reformado, onde no passado funcionou a Eletroluz. Lá vão funcionar as diretorias de Fiscalização, Recursos Hídricos e de Socioeconomia.

Retomada

No livro A Retomada Econômica do Pará, o empresário Márcio Bellesi, cita empresas do passado que o inspiram a continuar investindo no estado: Belauto, Cata, Phebo, Guarasuco, Facepa e Grupo Xerfan.

EM ALTA

Circular

Hoje, das 8h às 20h, a 39ª edição do Circular Campina Cidade Velha. Muita cultura.

Camarão

Abrirá em maio no mix do shopping da Doca, a franquia Camarada Camarão. Só produtos paraenses.

Shopping

O Pátio Belém vai instalar seis novas gigantografias em sua fachada. Fotos de Ubirajara Bacelar.

EM BAIXA

Portal

O Portal da Amazônia tem reunido uma quantidade incontrolável de cães de rua.

Fundo

Tentaram reflutuar o navio boiadeiro Haidar, na última sexta, mas não conseguiram. Falta tecnologia.

Bebê

Pobreza e carência de informação. Segundo a ONU, quase metade das gravidezes no mundo é indesejada.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS