
Os ministros do Turismo e do Esporte, Celso Sabino (União) e André Fufuca (Progressistas), estão em situação delicada devido ao embate entre União Brasil e o Palácio do Planalto.
Em votação surpreendente, a oposição elegeu Carlos Viana (Podemos-MG) como presidente e Alfredo Gaspar (União-AL) como relator da CPMI do INSS. O resultado também representa uma derrota para os presidentes do Congresso, Hugo Motta (REP-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), cujas indicações foram derrubadas.
Empréstimos a empreendedores
O Sebrae registrou recorde de 48% em empréstimos aprovados em 2025, o maior índice desde 2020. Em 2022, 84% dos empreendedores relataram dificuldades para conseguir crédito.
Os principais motivos para os empréstimos foram:
- Capital de giro: 41%
- Compra de máquinas e equipamentos: 29%
- Reforma e ampliação de negócios: 21%
Gesto simbólico de ex-ministros
Ex-ministros do governo Temer — Carlos Marun, Esteves Colnago, Gilberto Occhi, Luislinda Vallois, Mauricio Quintella, Pádua Andrade e Valter Casemiro — criticaram publicamente os EUA pelas sanções aplicadas ao Brasil, incluindo familiares de autoridades. Eles também manifestaram solidariedade a membros do Judiciário e do Ministério Público, alvos de medidas relacionadas a Trump.
Nacionalidade de indígenas paraguaios
O deputado Filipe Barros (PL/PR) realizará uma visita técnica da CREDN em Guaíra (PR) para tratar da concessão, pela FUNAI, de nacionalidade brasileira a indígenas paraguaios.
Com a autorização, os indígenas passam a ter direito a terras no Brasil. Barros questiona a legalidade do procedimento e sua conformidade com o artigo 12 da Constituição, buscando esclarecer o impacto dessa prática na fronteira.
Debate sobre gastos tributários
O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou que o Brasil deve conceder R$ 544,5 bilhões em gastos tributários em 2025, mais que o dobro dos investimentos federais previstos para o ano.
O valor é três vezes maior que o orçamento do Programa Bolsa Família (R$ 159,5 bilhões). O TCU realizará evento na Câmara dos Deputados, na próxima terça-feira (26), para discutir a eficiência e o controle desses benefícios fiscais.
Seguro para trabalhadores
A CAIXA Vida e Previdência (CVP) lançou o Seguro Dívida Zero Proteção Desemprego, destinado a clientes do Crédito do Trabalhador CAIXA.
O produto garante o pagamento de até três parcelas do empréstimo, com valores ajustados conforme o tempo de vínculo empregatício, para trabalhadores demitidos sem justa causa.
Esplanadeira: destaques rápidos
- Azul: resgates internacionais cresceram 84% no 1º semestre de 2025.
- PayJoy e Nagem: crédito concedido a 25 mil pessoas no Norte e Nordeste.
- Caravana Judiciária: evento promovido pela Revista Justiça & Cidadania, amanhã em João Pessoa (PB).
- Eatech: será realizada na Chapada dos Guimarães, de 4 a 8 de março de 2026.
- Motiva: registrou 62 milhões de passageiros em julho, alta de 3%.
- Agência LatAm Intersect: promove webinar sobre jornalismo e IA dia 27.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar