plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
COLUNA ESPLANADA

Mudança na cidadania italiana: entenda como novas regras afetam brasileiros

A Itália pode repensar suas leis de cidadania devido à baixa natalidade e emigração. Descubra as implicações e a situação política atual.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Mudança na cidadania italiana: entenda como novas regras afetam brasileiros camera Os latinos e brasileiros foram os principais afetados com a nova lei da dupla cidadania. | Reprodução

Itália (e o Brasil)

Uma informação que circula nesta semana em gabinetes de políticos italianos e do Judiciário pode influenciar o Governo da Itália a repensar – ou flexibilizar – as fortes restrições sobre o direito à cidadania concedida por direito de sangue. Dados do Instituto Nacional de Estatística mostram que o país europeu pode perder mais de 4 milhões de habitantes em 25 anos – hoje possui 59 milhões. A baixa natalidade é o principal fator. Em 2024, foram apenas 370 mil nascimentos. Já a emigração cresceu. Ano passado, 191 mil pessoas deixaram o país, 20,5% a mais em relação a 2023. Moradora de Roma, Renata Bueno, brasileira ex-deputada no Parlamento da Itália e advogada doutora em direito internacional, afirma que é preciso rever as leis de imigração e investir em políticas públicas. Os latinos e brasileiros foram os principais afetados com a nova lei da dupla cidadania – estima-se que o Brasil e países da AL tenham mais de 40 milhões de descendentes com o direito na regra anterior.

Caixa (de problemas)

Alguns líderes do Centrão continuam a forçar o presidente da Câmara, Hugo Motta, para que apadrinhe a continuidade de Carlos Vieira na Presidência da Caixa, hoje avalizado lá pelo Progressistas – partido de Motta. Motta não se mexe, para qualquer lado. Mas o que se diz nos corredores da Câmara é que há uma caixa cheia de bombas a explodir, em especial na Vice-Presidência de Atacado.

Fator Ratinho

O Governador do Paraná, Ratinho Junior, anda incomodando aliados (além de desafetos) por sua agenda nacional como pré-candidato a presidente. Há reclamações de prefeitos e deputados estaduais, citando que ele deveria priorizar ainda o Estado. É o que tem feito também, mas há ciumeira.

Força, FAB!

A Força Aérea Brasileira continua a perder oficiais pilotos, de diferentes tipos de aeronaves, para o mercado. A Coluna já citou que houve 88 baixas nos últimos anos. A ofensiva da Latam e a forte entrada de companhias árabes com hub no Brasil abrindo vagas para rotas internacionais pesam nas decisões dos militares.

Disparidade nacional

O Fundo Nacional do Idoso deve superar arrecadação recorde de R$ 170 milhões em 2025. O Sudeste lidera com 56% dos recursos e o Norte do País tem 2% das aprovações. Belo Horizonte (120) é a capital com mais projetos para idosos. Para Vanessa Pires, CEO da Brada consultoria, é necessário redistribuir a verba, que vem da arrecadação de IR de empresas e de doações, entre os Estados e estimular novos projetos pelas regiões.

ESPLANADEIRA

#Colégio e Curso pH doa 6 T de alimentos no RJ.

#Fashion Mall recebe Gastronomia Sem Fronteiras, dias 2, 3, 9 e 10/8.

#Divino Fogão inicia expansão com operação na Rod. dos Bandeirantes em Jundiaí (SP).

#Quero Bolsa lança preparatório 100% gratuito para ENEM com simulado 10 e 17/8.

#Legaltech VML alerta: ECF é chance de corrigir dados e buscar créditos antes do prazo amanhã.

#Brasília recebe Projeto Capacita, curso gratuito sobre como utilizar Lei de Incentivo ao Esporte: capacitacaoesportiva.com.br.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Leandro Mazzini

    Leia mais notícias de Leandro Mazzini. Clique aqui!

    Últimas Notícias