
Nobel do campo
A engenheira da Embrapa Soja, Mariangela Hungria, é a 1ª mulher brasileira a receber o Prêmio Mundial da Alimentação (World Food Prize), considerado o “Nobel da Agricultura”. Mariangela receberá US$ 500 mil pela pesquisa sobre insumos biológicos que revolucionam plantações. Estima-se que as soluções da cientista estejam presentes em mais de 40 milhões de hectares pelo Brasil, com economia de US$ 25 bilhões/ano. "Acredito que minha principal contribuição para mitigar a fome no mundo tenha sido minha persistência de que a produção de alimentos é essencial, mas deve ser feita com sustentabilidade", afirma Mariangela Hungria.
Trocando asas
A Força Aérea Brasileira (FAB) tem perdido excelentes profissionais para a aviação comercial do Brasil e exterior. A FAB registrou 88 baixas de pilotos em apenas dois anos – entre demissões e licenças – no Quadro de Oficiais Aviadores de janeiro de 2023 até maio deste ano, conforme dados enviados à Coluna. “Em 2023, foram registradas 17 baixas. Já em 2024, houve 30 e, em 2025, 41 baixas”, justamente neste momento em que a Latam faz ofensiva por pilotos experientes e a fusão de GOL & Azul, enquanto enxuga, por outro lado aposta neste perfil. E alguns dos melhores vêm da Aeronáutica. Segundo a assessoria da Força Aérea, “a movimentação de pessoal faz parte da dinâmica natural da Força. A FAB adota planejamento contínuo para manter a operacionalidade e a capacitação de seu efetivo, de forma a garantir o cumprimento de sua missão constitucional”.
Candidata no PT
Após a retirada da candidatura Washington Quaquá, em acordo com a ministra palaciana Gleisi Hoffmann, foi divulgada mais um nome à presidência nacional do PT. Trata-se da travesti Dani Nunes, recém-filiada ao partido. Natural do RJ, Dani foi convidada pela ativista Mariana Rosa, apoiada pelo “Raízes do PT”. A eleição será no dia 6 de julho. Ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva é o favorito na disputa.
Interface
O deputado Filipe Barros (PL-PR) foi a Washington para, pela 1ª vez, propor cooperação entre as comissões de Relações Exteriores das respectivas Câmaras de Deputados. Conversou com seu homólogo, o republicano Brian Mast, que gostou da ideia. Ainda na capital americana, manteve encontro com o deputado Cory Mills, que preside o Comitê de Inteligência do Congresso.
ESPLANADEIRA
#Pro Criança Cardíaca realiza, dia 26, palestra “Dos Livros ao Coração”.
#Heitor Kuser assina acordo de cooperação com entidades na Confraria Imobiliária em Curitiba.
#MV anuncia empresas: BidHealth (cibersegurança) e OncoAudit (IA para oncologia).
#Lavanderia LavPop by 5àsec prevê 200 unidades em São Paulo até 2030.
#Logicalis abre inscrições até dia 30 para Programa Level Up, com foco em minorias.
#CBVE abre inscrições para a 4ª edição do Prêmio Aplaude.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar