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ADEUS GASOLINA CARA

Carro elétrico é 10 vezes mais eficiente que um a gasolina

Conta considera a média de eficiência energética dos automóveis participantes do programa de etiquetagem veicular do Inmetro, com cálculos feitos de acordo com metodologia inovadora da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva

Imagem ilustrativa da notícia Carro elétrico é 10 vezes mais eficiente que um a gasolina camera ( Divulgação )

Existem várias formas de medir o impacto do uso de um automóvel em relação ao aquecimento global. A melhor maneira de calcular a emissão de um carro é somando os gases que ele emite pelo escape, mais o impacto que a produção do seu combustível provoca no meio ambiente. É a famosa equação “do poço à roda”. Um mesmo modelo de veículo pode apresentar resultados diferentes, dependendo do mercado. Esta oscilação ocorre devido a variações, entre elas a da matriz energética de cada país.

No Brasil, a gasolina tem até 27% de etanol na composição e existem carros que podem rodar só com o combustível vegetal. 84% da energia elétrica vem de fontes renováveis, como hídrica, solar e eólica. Tudo isso cria perspectivas diferentes para cada tecnologia de propulsão. E o carro elétrico vira opção ainda mais sustentável, mais que o híbrido e o flex, considerando o percentual médio de emissão de CO2 equivalente por tipo de propulsão, em comparação com carros a gasolina (100%), flex (79%), híbrido flex (57%) e elétrico (10%).

A conta leva em consideração a média de eficiência energética dos automóveis vendidos no país e participantes do programa de etiquetagem veicular do Inmetro, tendo os resultados comparados com um carro a gasolina. Os cálculos foram feitos conforme metodologia inovadora elaborada pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, que aplica a intensidade de carbono da matriz energética local. “Dentro do conceito do poço à roda, tanto um flex quanto um híbrido trazem ganhos ambientais importantes em relação a um movido a gasolina. Já um elétrico é cerca de 10 vezes mais eficiente, porque é o único que concilia a eficiência do motor elétrico com a matriz energética predominantemente limpa do Brasil, rodando em tempo integral com zero emissão – e nem escapamento tem”, diz Luiz Gustavo Moraes, gerente de regulamentações da GM América do Sul.

O segmento dos carros 100% elétricos é o que mais cresce no mundo, representando mais de 7% das vendas de automóveis e comerciais leves em 2021. A tendência é que a venda continue a crescer no Brasil, sendo que estudo do BCG divulgado pela Anfavea prevê que 2/3 dos veículos vendidos no país serão eletrificados até 2035.

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