
A Polícia Civil do Pará deflagrou na manhã desta sexta-feira (5) a operação “Mercenários”, resultando na prisão de quatro suspeitos de integrarem um grupo criminoso especializado em homicídios por encomenda na região do Lago de Tucuruí. A ação cumpriu quatro mandados de prisão e cinco de busca e apreensão.
Os alvos são investigados por envolvimento em assassinatos com características de execução. As prisões ocorreram em Tucuruí (duas pessoas), Marabá e Goiás. Um dos detidos também foi autuado em flagrante por posse ilegal de munição de uso restrito.
Veja também:
- Suspeitos da morte de jovem em janeiro são presos em Parauapebas
- Acidente com grupo de motociclistas deixa três mortos no sul do Pará
- Suspeito de latrocínio é preso em operação em Marabá
A investigação, conduzida pela Delegacia de Homicídios de Tucuruí, teve como ponto de partida as mortes de José Antônio Alves de Souza, em 17 de julho de 2024, e de Bruno Franco de Carvalho, em 6 de agosto de 2024. Segundo o delegado Erivaldo Campelo, titular da Superintendência Regional do Lago de Tucuruí, o "modus operandi" similar nos dois crimes, com as vítimas sendo alvejadas por dois homens em uma motocicleta, levantou a suspeita de autoria comum.
Grupo atuava como "milícia privada"
"As investigações revelaram que os suspeitos constituíam um núcleo criminoso estável e permanente, com indícios de atuação semelhante à de uma milícia privada, especializada em crimes de pistolagem", afirmou o delegado Campelo. A polícia também apura a participação do grupo em outros crimes violentos em Tucuruí.
As diligências, que incluíram a análise de imagens de câmeras de segurança, permitiram identificar os veículos utilizados no apoio aos executores e uma oficina que servia como ponto de encontro para o planejamento dos crimes.

A operação contou com o apoio de diversas unidades policiais, incluindo as Seccionais de Tucuruí e Marabá, os Núcleos de Apoio à Investigação (NAI), a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), a Divisão Estadual de Narcóticos (DENARC), além da Polícia Militar de Goiás.
Os presos foram encaminhados à delegacia para os procedimentos legais e estão à disposição da Justiça. As investigações prosseguem para a completa elucidação dos fatos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar