
Uma noite de quarta-feira (3) marcada por luto e tragédia na rodovia PA-279, no trecho entre os municípios de Tucumã e Ourilândia do Norte, no sul do Pará. Um grave acidente envolvendo um grupo de motociclistas resultou na morte de três jovens e acendeu um alerta sobre a segurança no trânsito e o cumprimento das normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O acidente ocorreu por volta das 19h40. Segundo relatos de testemunhas à Polícia Militar, cerca de cinco motociclistas realizavam uma perigosa manobra de ultrapassagem em um trecho proibido da via. Eles tentavam desviar de uma caçamba, mas a ação resultou em um efeito dominó: uma das motos caiu, provocando a queda das demais.
Vítimas fatais e alerta sobre o uso de capacete
A colisão foi fatal para três dos envolvidos. Hudson Ferreira Silva, que pilotava uma Honda Start, e Tiago Nascimento da Conceição, em uma Yamaha Fazer, morreram no local do acidente.
Veja também:
- Homem mata mãe e tira a vida após conversa com ChatGPT
- Suspeitos da morte de jovem em janeiro são presos em Parauapebas
- Descarrilamento do Elevador da Glória deixa 15 mortos, em Lisboa
O terceiro jovem, Ideovanderson Campelo Fernandes, de 23 anos, também em uma Yamaha Fazer, chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e levado ao Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos, falecendo na madrugada desta quinta-feira (4).
A tragédia reacende a importância de seguir à risca as normas de segurança. O uso correto do capacete é um fator crucial, pois, de acordo com o CTB, é um item de uso obrigatório tanto para o condutor quanto para o passageiro.

“O artigo 244 do Código estabelece que a falta do uso de capacete é uma infração gravíssima, sujeita a multa e suspensão do direito de dirigir. Além disso, o capacete deve estar bem afivelado e com a viseira abaixada, para que cumpra sua função de proteger a cabeça em caso de impacto”, diz a lei.
Ultrapassagem indevida: uma infração que custa vidas
O acidente, que segundo testemunhas foi provocado por uma tentativa de ultrapassagem em local proibido, reforça a gravidade dessa manobra. A ultrapassagem é uma das principais causas de acidentes fatais nas rodovias brasileiras.

Conforme o artigo 203 do CTB, ultrapassar em curvas, aclives, túneis, pontes, viadutos e faixas contínuas, é uma infração gravíssima, com multa multiplicada por cinco e suspensão do direito de dirigir.
A área do acidente foi isolada para os trabalhos da Polícia Civil e da funerária, e o trânsito foi liberado somente após a remoção dos corpos e dos veículos. Nas redes sociais, amigos e familiares lamentaram as mortes e prestaram homenagens aos jovens, pedindo mais atenção e conscientização no trânsito para evitar que novas tragédias como essa aconteçam.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar