
Durante a madrugada do último sábado (28), a Polícia Militar de Xinguara, por meio do 17º Batalhão, realizou uma operação voltada à fiscalização de crimes de trânsito, que ocorreu entre os dias 27 e 28 de junho, no período noturno que se estendeu até a madrugada.
Por volta das 2h da madrugada após receberem diversas denúncias de moradores, que sentiram perturbados com o barulho de escapamentos e roncado dos motores, diversas guarnições da Polícia Militar, se deslocaram até a Rua Ouro, no Setor do Lago, onde um grupo de jovens foi flagrado realizando manobras perigosas com motocicletas, como empinar e circular em alta velocidade.
Veja também:
- Vídeo: 13 suspeitos são presos em 5 cidades do sudeste do PA
- Justiça concede guarda provisória de Léo a Murilo Huff
- Idoso tenta esconder droga, mas acaba preso pela PM
Ao notarem a presença da polícia, os indivíduos fugiram, colocando em risco a própria segurança e a de outras pessoas.
Os policiais iniciaram acompanhamento e conseguiram localizar os suspeitos em uma avenida que acesso ao bairro Jardim América. Na tentativa de evitar a abordagem, os jovens correram para dentro de uma residência, mas foram cercados pelas equipes.

Com apoio, os policiais conseguiram verbalizar e realizar a abordagem de todos os envolvidos, que foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Xinguara para os procedimentos cabíveis.
A Polícia Militar reforça que ações como esta visam garantir a segurança da população, coibindo práticas perigosas que colocam vidas em risco no trânsito.
É CRIME
O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que conduzir veículos com descarga livre ou escapamento defeituoso é infração grave. Além disso, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) estabelece limites de ruído para veículos automotores, e escapamentos que ultrapassam esses limites podem ser considerados irregulares e gerar multas.
O que é um escapamento "estralador" e por que é problemático?
Um escapamento "estralador" é aquele que produz um ruído muito alto e geralmente associado a modificações não autorizadas, como a remoção do abafador ou a instalação de um escapamento esportivo sem as devidas certificações. Esses escapamentos podem gerar:
- Poluição sonora:
- Ruído excessivo causa incômodo para moradores e outros usuários das vias.
- Infração de trânsito:
- A legislação brasileira considera alteração de características do veículo, como escapamento, uma infração grave.
- Risco à segurança:
- Escapamentos inadequados podem comprometer a segurança do veículo e de outros.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar