
Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar resgatou um filhote de jacaré que estava sendo alvo de maus-tratos por parte de populares, em uma rua do Setor Rio Araguaia, na cidade de Santana do Araguaia, no sul do Pará.
De acordo com informações da corporação, o sargento J. Júnior patrulhava a área quando avistou um grupo de pessoas armadas com pedaços de pau e pedras, tentando agredir o animal que havia aparecido na via pública.
Veja também:
- Suspeita de matar companheiro a facadas é presa no Pará
- Vídeo: Operação flagra fábrica de gelo furtando energia
- Polícia prende foragido que assaltou motorista de aplicativo
Diante da situação, o militar solicitou apoio imediato de uma guarnição para conter a ação dos populares.
A equipe policial chegou ao local e conseguiu impedir que o jacaré fosse ferido ou morto. Em seguida, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi acionada e uma equipe de profissionais especializados realizou a captura do filhote.
Após uma avaliação veterinária, o animal foi considerado apto para retorno ao seu habitat natural e foi devolvido à natureza. A ação destacou a importância da preservação da fauna silvestre e o papel das forças de segurança na proteção dos animais.
É CRIME
Maltratar animais silvestres é crime ambiental previsto na Lei nº 9.605/1998, a Lei de Crimes Ambientais. A pena é de detenção de três meses a um ano, além de multa.
A lei prevê sanções penais e administrativas, com penas que variam de três meses a um ano de detenção, além de multa. Para maus-tratos a cães e gatos, a Lei nº 14.064/2020 aumenta a pena para reclusão de dois a cinco anos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar