A Polícia Federal, em parceria com a Funai, realizou uma operação de combate a crimes ambientais e à extração ilegal de ouro na Terra Indígena Kayapó, localizada no município de Ourilândia do Norte, no sul do Pará. A ação ocorreu no último sábado (10).
Durante a operação, a Polícia Federal encontrou uma balsa de garimpo de ouro ancorada no Rio Fresco, próximo ao encontro com o Rio Branco, dentro da Terra Indígena Kayapó. Devido à impossibilidade de remoção, a embarcação, avaliada em aproximadamente R$ 250 mil, foi inutilizada no local. Além disso, uma caminhonete e um barco tipo voadeira, de cinco metros, com motor de 15 hp, foram apreendidos.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Vídeo: PF fecha três garimpos em Terra Kayapó, no Pará
- Liderança indígena pode estar envolvida em crimes ambientais
- Operação de desativação de garimpo: fugitivos e apreensões!
Um homem presente no local foi identificado como o proprietário do garimpo fluvial e será investigado em inquérito policial. No momento da abordagem, três pessoas estavam na balsa, realizando ajustes e preparando o reabastecimento. Entre elas, estava a cozinheira, esposa do dono da embarcação.
A Terra Indígena Kayapó está na lista de áreas que deverão ser desocupadas conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (ADPF 709/2020) e é uma das terras indígenas mais afetadas pela ação ilegal de garimpeiros no país.
Nos últimos anos, a Polícia Federal tem realizado diversas operações para combater crimes nesta área indígena, mas os infratores continuam a atuar na região. A operação realizada no sábado faz parte de uma série de ações programadas para ocorrer ao longo do ano, precedendo a desintrusão determinada pelo STF. Esta é a sétima operação da Polícia Federal na TI Kayapó desde maio deste ano.
ASSISTA AO VÍDEO!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar