plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
EM SÃO FÉLIX DO XINGU

Vídeo: PF desarticula outro garimpo ilegal em terra indígena

Polícia Federal havia recebido a denúncia de nova operação de mineração ilegal em na Terra Indígena Kayapó. Ao chegarem próximo ao local encontraram um veículo atolado e uma escavadeira hidráulica

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Vídeo: PF desarticula outro garimpo ilegal em terra indígena camera No retorno das equipes, ainda houve a apreensão de uma escavadeira hidráulica, que estava no limite da Terra Indígena | Divulgação PF

A Polícia Federal realizou uma operação no intuito de combater a extração ilegal de minérios e crimes ambientais na Terra Indígena Kayapó, no município de São Felix do Xingu, distante cerca de 1.051 quilômetros da capital paraense e 500 quilômetros de Marabá no sudeste paraense.

A ação contou com apoio da Funai, prendeu um suspeito em flagrante e apreendeu uma escavadeira hidráulica além de mercúrio, arma, munições, uma camionete e uma moto. Toda a ação aconteceu no último sábado (17).

A incursão na Terra Indígena ocorreu por via terrestre, mas devido às chuvas que caem na região nesse mês de dezembro – e especialmente ao temporal da noite anterior – a estrada ficou intrafegável. Alagamentos e a subida do nível de um rio, a cerca de quatro quilômetros da área do garimpo, impossibilitaram as equipes chegarem ao local alvo da ação policial.

A operação foi motivada por denúncias recebidas pela Polícia Federal de Redenção e pelo Ministério Público Federal em Redenção
📷 A operação foi motivada por denúncias recebidas pela Polícia Federal de Redenção e pelo Ministério Público Federal em Redenção |Divulgação

Entretanto, na metade do caminho, os policiais flagraram uma camionete atolada, usada pelo garimpo ilegal. O veículo transportava uma moto tipo cross, apetrechos usados para manutenção de escavadeiras hidráulicas, dois frascos de mercúrio metálico e uma pistola calibre 22, carregada com 15 munições. Também havia documentos que indicavam a atuação na atividade de garimpo.

O motorista do veículo foi preso em flagrante e os bens apreendidos e apresentados na Delegacia de Polícia Federal em Redenção, local onde foi autuado por crimes contra o meio ambiente e invasão de terra da União. As penas, somadas, podem chegar a oito anos de prisão.

Foram encontrados dois frascos de mercúrio metálico e uma pistola calibre 22, carregada com 15 munições
📷 Foram encontrados dois frascos de mercúrio metálico e uma pistola calibre 22, carregada com 15 munições |Divulgação

No retorno das equipes, ainda houve a apreensão de uma escavadeira hidráulica, que estava no limite da Terra Indígena, com sinais de que a máquina havia sido retirada recentemente da área.

Veja também:

Operação desbarata garimpos que poluíam rios de Parauapebas

Vídeo: operação desmobiliza garimpos na zona rural de Marabá

Vídeo: câmeras flagram homem assaltando caixa de padaria

A operação foi motivada por denúncias recebidas pela Polícia Federal de Redenção e pelo Ministério Público Federal em Redenção, de que teria ocorrido a reativação das atividades minerárias ilegais em um garimpo clandestino de ouro em uma área isolada da Terra Indígena Kayapó, a cerca de 160 quilômetros da cidade de São Felix do Xingu, que já havia sido fechado no mês de maio deste ano em outra operação da Polícia Federal.

A retomada das atividades minerárias ilegais estaria gerando descontentamento entre os indígenas das aldeias próximas, havendo risco de intervenção dos indígenas e confronto com os garimpeiros.

Operação apreendeu equipamentos e até arma de fogo DOL CARAJÁS

O autuado também está sendo investigado por sua participação na extração ilegal de minério de ouro na Terra Indígena Kayapó, podendo vir a responder por usurpação de bens da União e extração de recursos naturais sem autorização.

A atividade minerária ilegal representa risco à saúde dos trabalhadores pelo uso indiscriminado de mercúrio, polui rios e causa danos irreparáveis à fauna e flora do local atingido.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Polícia

    Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

    Últimas Notícias