plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
PARA FACILITAR A VIDA

Pará registra primeiras renovações automáticas e gratuitas de CNH sob novas regras de 2026

Em apenas 24 horas, quase 300 condutores paraenses foram beneficiados pelo sistema da Senatran

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pará registra primeiras renovações automáticas e gratuitas de CNH sob novas regras de 2026 camera O novo sistema de gestão de trânsito brasileiro já começou a apresentar resultados práticos no Pará. | Reprodução

O novo sistema de gestão de trânsito brasileiro já começou a apresentar resultados práticos no Pará. Em menos de 24 horas após o lançamento oficial, realizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) na última sexta-feira (9), o estado registrou a emissão de 291 renovações e quatro CNHs definitivas de forma automática e totalmente gratuita.

A primeira paraense a usufruir do benefício foi Daciana Tomé da Silva, moradora de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. O processo, que antes exigia deslocamento e pagamento de taxas estaduais, agora ocorre de forma digital e instantânea para quem cumpre os requisitos de boa conduta.

Veja também

Quem tem direito ao benefício?

A gratuidade e a automação fazem parte de uma estratégia federal para incentivar a segurança viária em 2026. Para ter a CNH renovada sem custos, o motorista precisa:

• Estar classificado como "Bom Condutor";

• Não ter registrado nenhuma multa ou infração nos últimos 12 meses consecutivos;

• Estar devidamente cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).

Fim das taxas e dos exames para o perfil positivo

Até o ano passado, a renovação exigia o pagamento de taxas ao Detran e a realização de exames obrigatórios. Com as novas diretrizes, a Senatran monitora o vencimento e emite a versão digital imediatamente através do aplicativo CNH do Brasil.

O condutor é notificado pelo celular e já passa a portar o documento atualizado. Vale lembrar que a versão digital tem plena validade jurídica para fiscalização. Caso o motorista opte por ter o documento físico (impresso), ainda será necessário solicitar ao Detran-PA e efetuar o pagamento da taxa de emissão gráfica.

O "Selo de Bom Condutor"

Além da economia financeira, os motoristas exemplares passam a ostentar o Selo de Bom Condutor em seu perfil digital. O selo funciona como um reconhecimento oficial pelo comportamento prudente no trânsito.

A diretora-geral do Detran-PA, Renata Coelho, reforça a importância da mudança. "Pedimos aos condutores do Pará que fiquem atentos a essas atualizações. Dirigir com prudência agora traz um benefício direto, prático e sem custo", destaca a gestora.

O processo é realizado integralmente pela base nacional de dados, e a atualização na base do Detran estadual ocorre de forma sincronizada assim que o documento vence e o sistema valida o histórico positivo do motorista.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Pará

    Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias