
A Justiça Eleitoral alerta os eleitores que o prazo para regularizar o título termina na próxima segunda-feira (19). Quem deixou de votar e não justificou a ausência nos últimos três turnos consecutivos — sejam eleições gerais, municipais ou suplementares — e não quitou as multas correspondentes, corre o risco de ter o documento cancelado.
No Pará, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 169.952 eleitores estão nesta situação. Até esta quarta-feira (15), apenas 4.403 pessoas (o equivalente a 2,5% dos faltosos) haviam regularizado a condição eleitoral, restando ainda 164.413 eleitores pendentes em todo o estado.
Em Belém, 34.427 eleitores deixaram de votar nos últimos três pleitos. Destes, apenas 723 (2,1%) já buscaram o atendimento. Segundo o chefe do Núcleo de Atendimento ao Eleitor da capital, Zilomar Pereira, a procura ainda está muito abaixo do esperado.
Veja também:
- Casos de bactéria comedora de carne preocupam médicos
- Obras do novo hospital de Tucuruí avançam no sudeste do Pará
- Parauapebas abre inscrições para seletivo da Semma 2025
“Caso o título seja cancelado, o eleitor não conseguirá emitir a certidão de quitação eleitoral e poderá ter problemas com benefícios sociais, posse em cargos públicos e até com a regularização do CPF”, alerta Zilomar.
Onde se regularizar?
Na capital paraense, o atendimento é feito no Núcleo de Atendimento ao Eleitor, localizado na travessa Pirajá, S/N, entre as avenidas Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma, no bairro da Pedreira. O funcionamento vai de 8h às 13h.
É necessário levar um documento oficial com foto. Para quem ainda não fez a biometria, o procedimento também pode ser realizado no local.
Outros canais
O Disque Eleitor (número 148) está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, em dias úteis. Também é possível tirar dúvidas pelo WhatsApp, com a assistente virtual Bertha, no número (91) 3346-8000.
Consequências da irregularidade
Quem não estiver com o título regular pode enfrentar impedimentos em serviços e direitos, como:
- Participar de concursos públicos e tomar posse em cargos
- Ser contratado por órgãos públicos
- Receber benefícios sociais do governo
- Realizar matrícula em universidades públicas e acessar o Sisu
- Emitir passaporte
- Regularizar o CPF
A regularização é fundamental para garantir o pleno exercício da cidadania.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar