plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUDANÇAS PREVISTAS

PA-150 e Alça Viária são leiloadas por R$ 3,72 bilhões

Rodovia e Alça formam principal corredor logístico de mineração e agropecuária do estado

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia PA-150 e Alça Viária são leiloadas por R$ 3,72 bilhões camera PA-150, importante via de ligação entre diversas rodovias estratégicas do Pará. | Agência Pará

Em muitos Estados do eixo Centro-Sul do Brasil, as estradas possuem um modelo de gestão da malha diferenciado. Por meio de leilões, companhias privadas conseguem o direito de explorar a concessão das rodovias, modernizando-as e tornando a via mais segura para todos que precisam dela para se locomover.

Pela primeira vez na história do Pará, rodovias estaduais foram a leilão nesta quarta-feira (15), na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

Entre as estradas que compõem este primeiro lote de concessões à iniciativa privada, estão a PA-483, mais conhecida como Alça Viária, e a PA-150, importante via de ligação entre diversas rodovias estratégicas do Pará.

Ao todo, 526 km de estradas foram leiloados e o consórcio "Conquista do Pará" foi quem arrematou a concessão por 30 anos. Ao todo, serão investidos R$ 3,72 bilhões nas rodovias paraenses e 11 cidades serão beneficiadas com as mudanças, de acordo com o Governo do Estado.

Ao todo, serão investidos R$ 3,72 bilhões nas rodovias paraenses e 11 cidades serão beneficiadas
📷 Ao todo, serão investidos R$ 3,72 bilhões nas rodovias paraenses e 11 cidades serão beneficiadas |Reprodução

Durante coletiva na B3, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), destacou os avanços que os investimentos trarão para as rodovias paraenses. "A economia de R$ 90 milhões ao ano aos cofres públicos do estado permitirão que este dinheiro seja investido em diversos setores e outras rodovias que precisam de cuidados", iniciou.

"Este leilão é motivo para festejarmos. Este é um momento histórico. O Pará entra para o hall dos estados brasileiros que se apresentam para o capital privado com iniciativas modernas. Idealizamos este projeto com cautela para que ele tivesse viabilidade econômica e ambiental. A partir disso, vamos gerar empregos diretos e indiretos e poderemos proporcionar mais segurança para quem trafega nas rodovias", ressaltou o governador.

LEIA TAMBÉM:

Sete empresas se habilitam para construir ponte em Marabá

Nova etapa da construção de nova ponte começa com fundações

Helder ainda adiantou que já existem planos para leiloar outras rodovias estaduais, entre elas a PA-279, PA-275 e PA-287, todas na região sudeste do Pará.

O QUE MUDA?

Com a concessão das estradas para a iniciativa privada, entre as principais mudanças previstas está a modernização das vias, melhorias na infraestrutura, como pavimento, sinalização, segurança viária e iluminação e cobrança de pedágio.

No entanto, o valor para a cobrança do pedágio ainda não está definido e a tarifa deverá ser estipulada pelo próprio Governo do Pará, o qual ficará responsável por decidir sobre a periodicidade dos reajustes e demais fatores condicionantes para alterações neste valor.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Pará

    Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias