
Uma tragédia abalou a capital portuguesa nesta quarta-feira (3), quando o Elevador da Glória, um dos cartões-postais de Lisboa, descarrilou, resultando na morte de pelo menos 15 pessoas e deixando 18 feridas. O acidente, que mobilizou equipes de resgate e autoridades, causou comoção em todo o país e na comunidade internacional.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia de Segurança Pública de Lisboa estão no local do acidente prestando socorro. Segundo uma fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) à CNN, entre os feridos, cinco estão em estado grave, enquanto 13 sofreram ferimentos leves, incluindo uma criança.
Veja também:
- PC do Pará desencadeia a Operação "Mão Fantasma" em Marabá
- Polícia Civil prende foragido por homicídio e tráfico em Marabá
- Suspeitos da morte de jovem em janeiro são presos em Parauapebas
O elevador, que tem capacidade para 42 passageiros, liga a Praça dos Restauradores, na Baixa, à cidade alta e é um ponto turístico de grande movimento.
Autoridades Lamentam e Decretam Luto
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, Luís Montenegro, manifestaram seu profundo pesar e solidariedade às vítimas e suas famílias.
"Lamento profundamente o acidente ocorrido nesta tarde com o elevador da Glória, em Lisboa, em particular as vítimas fatais e os feridos graves, bem como os vários levemente feridos", declarou o presidente Rebelo de Sousa, em nota oficial.

Em comunicado, o governo de Montenegro afirmou estar acompanhando a situação desde os primeiros momentos, em articulação com as autoridades de emergência, saúde e segurança para garantir todo o apoio necessário.
O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, classificou o dia como "trágico" para a cidade, que agora está de luto. "É um dia muito duro para todos nós. Lisboa está de luto, é um momento trágico para a nossa cidade", afirmou Moedas. A Câmara Municipal decretou três dias de luto oficial.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também expressou suas condolências em português por meio da rede social X. "É com tristeza que tomei conhecimento do descarrilamento do famoso 'Elevador da Glória'. Os meus sentimentos com as famílias das vítimas", disse a líder.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar