plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
RISCOS DOMÉSTICOS

Agosto Vermelho alerta para as mortes em acidentes elétricos

Mortes por acidentes elétricos aumentaram em 2024, o que acendeu um alerta e mobilizam ações da Abradee, que lança campanha nacional voltada à educação e segurança em obras, residências e áreas rurais.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Agosto Vermelho alerta para as mortes em acidentes elétricos camera O número de vítimas por motivos de acidentes elétricos fatais aumentou em 2024. | Reprodução

O número de vítimas por motivos de acidentes elétricos fatais aumentou em 2024, mesmo um cenário em que houve queda no número total desse tipo de acidente.

De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), e divulgado durante a campanha Agosto Vermelho, ao longo do ano, 257 pessoas perderam a vida em decorrência de acidentes com eletricidade.

Por outro lado, o número de ocorrências caiu de 782 para 685 — o menor dos últimos oito anos.

“A redução de ocorrências em 2024 indica avanços em ações de prevenção”, afirma Marcos Madureira, presidente da Abradee. No entanto, o aumento nas mortes mostra que os acidentes, embora menos frequentes, continuam altamente letais.

Veja também:

Causas e riscos

De acordo com o levantamento, os principais fatores de risco incluem obras prediais, ligações clandestinas, furto de cabos, manuseio de equipamentos agrícolas próximos à rede elétrica, cabos energizados no solo e improvisações em instalações domésticas.

Para Madureira, o cenário demonstra a persistência de práticas perigosas e a falta de conhecimento técnico por parte da população. “Essas ocorrências podem estar relacionadas à ausência de equipamentos de proteção ou improvisações que aumentam os riscos”, explicou.

Agosto Vermelho e Movimento Zero Acidentes

A divulgação dos dados marca a terceira edição da campanha Agosto Vermelho, promovida no âmbito da 19ª Campanha Nacional de Segurança com a Rede Elétrica, que tem como mote o Movimento Zero Acidentes.

O objetivo é ampliar a conscientização da população sobre os riscos da rede elétrica e promover uma cultura de prevenção. Este ano, a campanha prioriza o setor da construção civil, responsável pelo maior número de acidentes elétricos no país.

Uma das ações será o “aulão da segurança”, workshop online com dicas práticas para profissionais da construção civil. O conteúdo será disponibilizado no canal oficial da Abradee no YouTube e contará com a participação de especialistas em segurança das distribuidoras e influenciadores do setor.

“Queremos levar informação acessível e de qualidade para salvar vidas. Segurança com a rede elétrica deve ser um compromisso coletivo e contínuo”, finaliza Madureira.

Fonte: Agência Brasil

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Brasil

    Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias