
As inscrições para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) seguem abertas até às 23h59 desta quarta-feira (30), conforme prazo prorrogado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação passa a substituir o Enade nos cursos de medicina a partir de 2025 e será aplicada anualmente.
A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet, no Sistema Enamed, e o prazo também contempla pedidos de atendimento especializado e de tratamento por nome social, voltado a pessoas trans. As provas estão marcadas para o dia 19 de outubro.
A iniciativa, conduzida pelo Ministério da Educação, por meio do Inep, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), tem o objetivo de aprimorar a formação médica no país, promovendo uma avaliação mais alinhada com as competências exigidas na atuação profissional.
Veja também:
- Homem invade campus da Unifesspa e é preso pela Polícia Militar
- Vídeo: casal morre em colisão frontal na PA-287, em Redenção
- Tentativa de surpresa romântica termina com internação
Quem deve participar
O Enamed é obrigatório para estudantes concluintes do curso de medicina no Brasil e condição indispensável para a colação de grau. A responsabilidade de habilitar os alunos no sistema é dos coordenadores dos cursos nas instituições de ensino superior.

Para médicos já formados, a participação é facultativa e restrita àqueles que pretendem concorrer a programas de residência médica de acesso direto por meio do Exame Nacional de Residência (Enare).
Como será a prova
O exame será composto por 100 questões objetivas de múltipla escolha, com conteúdos distribuídos igualmente entre as áreas de clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina de família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental. Os estudantes também deverão preencher obrigatoriamente um questionário sobre sua formação.
De acordo com o Inep, os critérios da prova seguem os parâmetros curriculares nacionais, normas do MEC e regulamentações da profissão médica no Brasil.
Cronograma oficial
- Inscrição e solicitações especiais: até 30 de julho
- Resultado das solicitações: 11 de agosto
- Recurso: 11 a 15 de agosto
- Resultado do recurso: 20 de agosto
- Questionário do estudante: 18 de agosto a 18 de outubro
- Prova do Enamed: 19 de outubro
Conexão com a residência
Os resultados do Enamed também poderão ser utilizados como diferencial no Enare, processo seletivo unificado nacional para ingresso em programas de residência médica e multiprofissional. Este ano, o Enare ofertará 11.388 vagas em 237 instituições — um aumento de 28% em relação à edição anterior.
Alerta para estudantes
Especialistas em educação médica reforçam a importância da preparação adequada para o Enamed. “Trata-se de um marco na avaliação da formação em saúde no Brasil. O estudante precisa estar atento ao conteúdo programático e ao cronograma”, afirma a professora e médica Angela Reis, doutora em políticas públicas de saúde.
Mais informações e o edital completo podem ser acessados no site oficial do exame.
Fonte: Agência Brasil
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar