plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CONCURSO UNIFICADO

MGI retifica edital do CPNU e inclui novas regras e cidades

Mudanças envolvem pagamento da taxa de inscrição, isenção pelo CadÚnico e acréscimo de cidades para aplicação das provas; veja todas as mudanças.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia MGI retifica edital do CPNU e inclui novas regras e cidades camera As atualizações dizem respeito às formas de pagamento da taxa de inscrição, no processo de solicitação de isenção e na lista de cidades onde as provas serão aplicadas. | Foto: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quinta-feira (3), alterações no edital da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). A retificação foi publicada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), vinculada ao MGI, e trouxe atualizações nas formas de pagamento da taxa de inscrição, no processo de solicitação de isenção e na lista de cidades onde as provas serão aplicadas.

O concurso, conhecido como “Enem dos Concursos”, ofertará 3.652 vagas, sendo 3.144 para cargos de nível superior e 508 para nível intermediário, distribuídas entre 32 órgãos federais. As inscrições estão abertas de 2 a 20 de julho, com taxa única de R$ 70, exceto para candidatos isentos.

O que mudou no edital?

  • Pagamento da taxa

O edital atualizado confirma que o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) poderá ser feito até 23h59 de 21 de julho. O valor poderá ser quitado via Pix (QR Code ou código copiado), cartão de crédito (sujeito a tarifas) ou boleto GRU com pagamento exclusivo no Banco do Brasil. O MGI reforça que só serão homologadas as inscrições com pagamento efetuado dentro do prazo.

Veja também:

  • Isenção facilitada

A nova versão do edital também simplifica a solicitação de isenção da taxa para inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Com a mudança, não será mais exigido o preenchimento do Número de Identificação Social (NIS). A verificação será feita automaticamente, com cruzamento de dados do sistema do governo federal.

  • Mais cidades

A retificação ainda corrige a lista incompleta de cidades em Goiás, onde serão aplicadas as provas. O CNU terá aplicação em 228 municípios brasileiros, nos 26 estados e no Distrito Federal.

Provas em duas etapas

A primeira fase do concurso, com prova objetiva para todos os inscritos, está marcada para 5 de outubro. A segunda etapa, com provas discursivas apenas para os aprovados na fase anterior, ocorrerá em 7 de dezembro. Cada candidato poderá escolher um dos nove blocos temáticos, com cargos agrupados por áreas de atuação.

Cronograma do CNU 2025

  • Inscrições: de 2 a 20 de julho
  • Pagamento da taxa: até 21 de julho
  • Solicitação de isenção: até 8 de julho
  • Prova objetiva: 5 de outubro
  • Resultado da objetiva e convocação para discursiva: 12 de novembro
  • Envio de títulos: 13 a 19 de novembro
  • Prova discursiva: 7 de dezembro
  • Confirmação de cotas: 30 de novembro a 8 de dezembro
  • Primeira lista de classificação: 30 de janeiro de 2026

A segunda edição do CNU mantém o modelo de inscrição unificada por bloco temático, com ordem de preferência entre cargos. O governo prevê o provimento imediato de 2.480 vagas, além de 1.172 vagas para provimento em curto prazo após a homologação dos resultados.

Fonte: Metrópoles

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Brasil

    Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias