plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA INTEGRADA

Pará bate novo recorde com apreensão de 16,6 toneladas de drogas em 2025

Investimentos em inteligência e Bases Fluviais garantem a retirada de mais de 67 toneladas de entorpecentes de circulação nos últimos sete anos.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pará bate novo recorde com apreensão de 16,6 toneladas de drogas em 2025 camera O governo do Pará estabeleceu um novo marco histórico no combate ao narcotráfico. | Marcelo Lelis / Ag. Pará

O governo do Pará estabeleceu um novo marco histórico no combate ao narcotráfico. Em 2025, o estado atingiu o recorde de 16,6 toneladas de drogas apreendidas, o que representa um aumento de 25% em relação ao volume confiscado em 2024. Os dados, consolidados pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), refletem o impacto dos investimentos em tecnologia e policiamento hidroviário.

Estratégia e Resultados

O titular da Segup, Ed-lin Anselmo, destaca que a superação das metas anuais é fruto de uma política de segurança continuada. “O Pará tem batido recordes anuais e, em 2025, superamos as 16 toneladas, deixando para trás o total do ano anterior. Nos últimos seis anos, acumulamos mais de 63 toneladas confiscadas”, afirmou o secretário.

Veja também

Detalhamento das apreensões em 2025:

• Cocaína: 6.673,893 kg

• Maconha: 10.018,359 kg

• Total: 16.692,253 kg

No acumulado dos últimos sete anos (2019-2025), o Sistema de Segurança Pública já retirou de circulação o montante expressivo de 67,3 toneladas de substâncias ilícitas.

O Poder das Bases Fluviais

Um dos pilares para o sucesso das operações é a implementação das Bases Fluviais Integradas em pontos estratégicos, como Breves e Óbidos. Estas estruturas funcionam como centros de comando flutuantes que integram diversas forças de segurança para retomar o controle das rotas aquáticas, historicamente utilizadas para o escoamento de drogas e produtos de crimes ambientais.

Para fortalecer esse monitoramento, o Estado investiu na aquisição de seis lanchas blindadas e 19 embarcações leves. “Atualmente, é possível observar as lanchas e alcançar locais antes inacessíveis”, reforçou Ed-Lin Anselmo.

Expansão em 2026

A presença estatal nos rios deve ser ampliada ainda neste semestre. Está prevista a instalação de uma nova base fluvial integrada de fiscalização no Baixo Tocantins. A unidade visa intensificar o combate ao tráfico, ao contrabando e aos roubos a embarcações, elevando os níveis de segurança para a população ribeirinha e garantindo a continuidade dos resultados positivos no estado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias

    Leia mais notícias de Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias