
A clonagem de números de telefones e de WhatsApp tem sido cada vez comum, e os golpistas continuam a se utilizar desse tipo de situação para enganar as pessoas e aplicar golpes. Mas desta vez, a situação foi longe demais.
Nesta quinta-feira (15), o ex-flamengo e atual jogador do Cruzeiro, Gabriel Barbosa, conhecido como Gabigol, denunciou o uso de seu nome por criminosos para aplicar golpes.
Veja também:
- Kukri, do Águia de Marabá, é eleito Revelação do Parazão 2025
- Crime macabro: mulher diz ter cozinhado órgão do marido
- Saiba quem são os famosos investigados na CPI das Bets
Segundo o atleta, os malfeitores estão utilizando o WhatsApp indevidamente, no qual enviam mensagens para usuários — a maioria de Belo Horizonte (MG) — usando o nome dele;
No caso, os bandidos estão se passando por Gabigol “solicitando a contratação de serviços e/ou compra de produtos“;
- O comunicado foi divulgado pelo empresário do jogador, Júnior Pedroso. Ele disse que o DDD do número utilizado para tentar aplicar os golpes é do Rio de Janeiro;
- O agente informou que estão tomando “as medidas cabíveis para investigação do crime”;
- Além disso, Pedroso divulgou o número que vem tentando aplicar os golpes se passando por Gabi (como também é conhecido).
A seguir, leia, na íntegra, a nota oficial divulgada pelo empresário do jogador:
Um perfil falso de WhatsApp está se passando por mim, Junior Pedroso, iniciando conversas com as vítimas, em sua maioria da cidade de Belo Horizonte, solicitando a contratação de serviços e/ou compra de produtos, em nome do atleta Gabriel Barbosa Almeida “Gabigol”.

Estou tomando as medidas cabíveis para investigação do crime e alerto a todos que estão sendo contatados com mensagens deste teor para que tenham atenção e cuidado, e não repassem quaisquer dados pessoais ou valores para o golpista.
Em caso de dúvidas, peço que contactem os canais oficiais da 4ComM para averiguar a veracidade do contato. O número atualmente utilizado pelo golpista é o (21) 96769-2714.
O QUE FAZER PAR EVITAR QUE SEU WHATSAPP SEJA CLONADO
1 - Ative a verificação em duas etapas:
- Acesse “Ajustes"no aplicativo WhatsApp e selecione a opção"Conta".
- Após isso, clique em" Confirmação em Duas Etapas "e em" Ativar ". Nesse local, você terá que criar um código de 6 dígitos (e confirmá-lo), e também inserir um email de recuperação.
- Com isso, para que seu WhatsApp seja logado em qualquer outro dispositivo, será solicitada essa senha, evitando que um golpista clone sua conta com facilidade.
2 - Nunca compartilhe códigos de WhatsApp:
- É muito comum que os golpistas entrem em contato informando que possuem alguma vantagem a oferecer, como jantares em restaurantes famosos, acesso a shows ou eventos, entre outras artimanhas cada vez mais criativas.
- Para receber a referida" recompensa ", o golpista diz que irá te enviar um código via SMS, e que você precisará informar esse código de 6 dígitos a ele.
Nunca faça isso!
Ao fornecer esse código, a pessoa poderá acessar sua conta e, com isso," clonar "seu WhatsApp
3 - Desconecte de todos os aparelhos- Por último, e é algo que deve ser feito com frequência, desconecte-se de todos os aparelhos, da seguinte forma: novamente vá em"Ajustes", selecione"WhatsApp Web/Computador"e clique em"desconectar de todos os aparelhos". Depois, é só confirmar.
Com isso, caso seu WhatsApp esteja sendo espelhado em algum outro local, será desconectado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar