Inclusão esportiva esse é o termo que define a 1ª Copa Xikrin do Kateté de Futebol Indígena. A competição inédita idealizada pelo Departamento de Relações Indígenas (DRI) e da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) de Parauapebas, no sudeste do estado, proporciona aos indígenas a oportunidade de mostrarem o talento para o futebol.
A estreia ocorreu no último fim de semana e deve seguir até o próximo dia 25. Os jogadores são indígenas que fazem parte das aldeias da região de Parauapebas. “O objetivo é promover a cultura esportiva entre os índios, por isso decidimos realizar esse campeonato em cumprimento às diretrizes do governo municipal. A ideia é promover o esporte amador, valorizar a cultura indígena”, declarou o coordenador do DRI, Girlan Silva.
O torneio é realizado na aldeia Ôôdjã. Nesta terça-feira, 22, inicia a segunda fase das competições, e serão oito clubes que devem participar dos quatro jogos de futebol. Na quarta-feira, 23, ocorre uma partida extra em busca da repescagem, já na quinta-feira, 24, será a vez de quatro times disputarem pela semifinal em busca de vaga para a grande final marcada para dia 25. O campeão e vice-campeão receberão o troféu Bep Karoti Xikrin em homenagem ao ex-cacique Bep Karoti que faleceu no dia 31 de maio do ano passado vítima da Covid-19, a cerimônia de entrega de títulos está marcada para sábado, 26.
HOMENAGEM
O campeão e vice-campeão receberão o troféu Bep Karoti Xikrin em homenagem ao ex- cacique Bep Karoti que faleceu no dia 31 de maio do ano passado vítima da Covid-19, a cerimônia de entrega de títulos está marcada para sábado, 26.
“A Copa Xikrin marca a valorização dos indígenas dentro do esporte, é isso que o governo municipal tem buscado levar as aldeias políticas públicas de investimento em todos os segmentos”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer, Leandro Gambeta, destacando ter como planos a continuidade das realizações esportivas nas aldeias.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar