Você já imaginou comemorar o Ano Novo, celebrar a virada do ano, no dia 25 de março? O que hoje soa como totalmente estranho, um dia foi realidade. Cristãos na Idade Média comemoravam a chegada do novo ano nesta data.
Todos os anos a maioria da população mundial celebra a virada de ano no dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro. Mas, você já se perguntou por que o Ano Novo sempre acontece nessa data?
A comemoração ocorre na virada de ano do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro porque a maior parte dos países seguem o calendário gregoriano, que foi estabelecido pelo papa Gregório 13.
No entanto, o imperador romano Júlio César também merece os devidos créditos, já que antes do calendário gregoriano, em 46 a.C, implementou o calendário juliano.
Veja também:
- Polícia Militar prende acusado de fazer falso Pix em Marabá
- Saiba qual é a nova geração que se inicia em 2025
- Claire finalmente vai sair do castigo? Reveja a cena icônica
Conforme apontam alguns estudiosos, na época foi estabelecido o calendário juliano, que definiu 1º de janeiro como o Ano Novo, pois para os romanos, essa era uma data importante por conta do deus Janus, um deus de duas faces, dos começos e dos fins, das transições.
Na mitologia romana, Janus é o deus de duas faces, dos começos e dos fins, das transições. "É associado a olhar para frente e para trás", explica Diana Spencer, professora da Universidade de Birmingham, na Inglaterra.
"Então, se há um momento no ano em que se deve decidir que 'aqui começamos de novo', é lógico que seja esse." Também coincide com o tempo na Europa quando os dias começam a se alongar após o solstício de inverno.
"Para Roma, isso tinha uma ressonância poderosa, porque acontece depois daqueles terríveis dias curtos, quando o mundo está escuro, frio e nada cresce", diz a professora.
No entanto, após a queda do império romano na Idade Média, em 5 d.C, o cristianismo se estabeleceu e muitos cristãos queriam que o Ano Novo ocorresse no dia 25 de março, pois é a data que marca a aparição do arcanjo Gabriel à Virgem Maria, o qual anunciou que ela seria a mãe de Jesus.
Durante a Idade Média, o calendário juliano foi substituído pelo calendário gregoriano por meio de uma reforma feita pelo papa Gregório XIII em 1582.
O novo calendário corrigiu imprecisões no cálculo do ano solar, e o 1º de janeiro foi oficialmente consolidado como o início do ano civil.
Quando o calendário gregoriano passou a ser utilizado?
No século 16, o papa Gregório 13 estabeleceu o calendário gregoriano e restabeleceu o dia 1º de janeiro como Ano-Novo em todos os países católicos.
Mas, a Inglaterra, que professava a religião protestante, se rebelou contra a autoridade do papa e continuou celebrando a virada de ano em 25 de março até 1752, quando uma ação do Parlamento fez com que britânicos passassem a comemorar a data também em 1º de janeiro.
Atualmente, a maioria dos países segue o calendário gregoriano e por isso celebram a virada de ano em 1º de janeiro.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar