DOL Carajás
CULTURA

Abertas inscrições para o Salão de Artes Movimenta Pebas

Serão selecionados 20 artistas plásticos cujas obras vão compor um salão virtual e, dentre elas, cinco obras serão premiadas e expostas presencialmente.

terça-feira, 17/05/2022, 15:59 - Atualizado em 17/05/2022, 15:57 - Autor: Divulgação

Google News

As inscrições para o Salão de Artes Movimenta Pebas são reservadas a artistas residentes em Parauapebas
As inscrições para o Salão de Artes Movimenta Pebas são reservadas a artistas residentes em Parauapebas | Ícaro Matos

O projeto Movimenta Pebas abre chamada para seleção de artistas plásticos de Parauapebas, interessados em participar do Salão de Artes Movimenta Pebas. Podem ser inscritas obras de pintura, aquarela, desenho, gravura e escultura. O total de 20 artistas serão selecionados, e os cinco trabalhos mais bem avaliados pelo júri serão premiados e expostos presencialmente no Centro Cultural Parauapebas (CCP). As inscrições podem ser feitas de 17 de maio a 5 de junho. Edital e formulário de inscrição disponíveis, por meio do formulário disponível no @movimentapebasoficial.

O projeto, que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, chega à sua segunda edição, com a missão de valorizar os artistas da cidade e oferecer uma programação diversificada e totalmente gratuita à população. Neste ano, serão contempladas as áreas de teatro, dança, música e artes plásticas.

A segunda edição do projeto inova e traz como temática as “Expressões do Norte”, com o intuito de reconhecer e valorizar as diversas práticas culturais e os saberes da região. Com esta temática, o projeto visa refletir, por meio de suas ações, a riqueza e a multiplicidade de expressões encontradas no Norte do Brasil, fruto das contribuições dadas pelas diferentes comunidades que habitam a região, na culinária, nas festas, na religiosidade e nas práticas cotidianas.

 

As inscrições podem ser feitas de 17 de maio a 5 de junho
As inscrições podem ser feitas de 17 de maio a 5 de junho | Ícaro Matos
 

Inscrições

As inscrições para o Salão de Artes Movimenta Pebas são reservadas a artistas residentes em Parauapebas, com idade mínima de 18 anos, e é permitida a participação das pessoas contempladas na primeira edição do projeto. O artista que deseja se inscrever pode enviar fotos de até cinco obras de arte, inéditas e realizadas a partir de 2019. Serão aceitas obras nas modalidades pintura, aquarela, desenho, gravura e escultura, e que contemplem a temática Expressões do Norte.

As obras inscritas pelos 20 artistas selecionados farão parte do salão virtual e, dentre elas, cinco serão selecionadas para participar de uma exposição presencial no Centro Cultural Parauapebas. O artista poderá indicar uma obra de sua preferência, dentre as que ele inscreveu, para concorrer à premiação; a decisão final, no entanto, ficará a cargo do júri. É importante que as obras inscritas estejam em posse do artista durante todo o processo seletivo.

 Seleção

As obras inscritas serão avaliadas por um júri artístico, de acordo com os critérios: qualidade artística, criatividade, originalidade, contemporaneidade e adequação à temática “Expressões do Norte”. O resultado da primeira etapa, com os 20 selecionados, será divulgado no dia 8 de junho de 2022.

As obras selecionadas serão expostas na galeria virtual do Salão de Artes Movimenta Pebas, a partir do dia 27 de junho de 2022, no site do projeto. Na segunda fase, 20 obras (uma por cada artista) passarão por um novo processo avaliativo. As cinco obras escolhidas serão premiadas e vão compor a exposição presencial, com inauguração no dia 6 de agosto no Centro Cultural Parauapebas.

Veja também:

Arthur é criticado após cantar nova música no 'Encontro'

Conceição do Araguaia aposta em shows de peso para o verão

Mais detalhamentos sobre a chamada de artistas para compor o Salão de Arte Movimenta Pebas estão disponíveis no regulamento, que pode ser acessado pelo Instagram do projeto @movimentapebasoficial. Informações complementares serão prestadas pelo e-mail [email protected] e/ou pelo WhatsApp via mensagem para o número (94) 99251-8189.

Serviço

O que? Inscrições Salão de Artes Movimenta Pebas

Quando? De 17 de maio a 5 de junho

Onde?  Edital e formulário de inscrição disponíveis no @movimentapebasoficial


Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS