
Dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, o filme 'O Agente Secreto' foi indicado pela Academia Brasileira de Cinema para concorrer a uma vaga no Oscar 2026, na categoria Melhor Filme Internacional, prêmio vencido na última edição pelo longa brasileiro 'Ainda Estou Aqui'. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (15).
A cerimônia do Oscar acontece em 15 de março de 2026; já o filme está previsto para estrear no Brasil em 6 de novembro.
Vale ressaltar que a indicação não garante a presença da obra de Kleber Mendonça Filho no Oscar. O filme ainda disputará com produções de outros países uma das cinco vagas da categoria.
A HISTÓRIA DE O "AGENTE SECRETO"
A história se passa nos anos 1970, em Recife, e acompanha um professor interpretado por Wagner Moura que retorna à sua cidade natal para reencontrar o filho caçula, apesar dos riscos impostos pela Ditadura Militar.
A produção foi amplamente premiada. No Festival de Cannes, considerado um termômetro para o Oscar, Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator, enquanto Kleber Mendonça Filho conquistou o de Melhor Diretor.
Quer mais notícias de cinema? acesse o nosso canal no WhatsApp
Elogios internacionais
Além disso, o filme recebeu elogios de veículos internacionais de grande porte. O jornal inglês The Guardian avaliou a produção com nota 10, definindo-a como “visual e dramaticamente soberba”, além de “ambiciosa, complexa e elusiva”. A revista americana Hollywood Reporter classificou o filme como “magistral”, destacando o retorno de Wagner Moura ao cinema nacional e o papel de Kleber Mendonça Filho na construção do personagem. Já o site The Playlist deu nota máxima ao longa, descrevendo-o como um “belíssimo drama criminal” e uma “obra-prima” de Mendonça Filho.
Indicados
'O Agente Secreto' concorreu à indicação com os filmes Baby, de Marcelo Caetano; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; Manas, de Marianna Brennand; O Último Azul, de Gabriel Mascaro; e Oeste Outra Vez, de Erico Rassi.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar