
Criado em 1927, o Oscar é a principal cerimônia que premia anualmente as melhores produções cinematográficas do cinema estadunidense e mundial. A cerimônia do Oscar é a mais antiga e importante premiação de cinema do mundo. É transmitida para vários países e assistida por milhões de pessoas
A votação para definir os vencedores do Oscar 2025 se encerra nesta terça-feira (18). Os mais de 10 mil votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tiveram uma semana para elencar seus favoritos entre os indicados à premiação. A cerimônia ocorre no próximo dia 2 de março, em Los Angeles.
Veja também:
- Veja quando e onde assistir a cerimônia do Oscar 2025
- "Ainda Estou Aqui" e Fernanda Torres são indicados ao Oscar 2025. Veja a lista completa
- Karla Sofía Gascón vai renunciar ao Oscar 2025? Veja
Emilia Pérez lidera as indicações, nomeado em 13 categorias. Em seguida, os longas O Brutalista e Wicked ostentam 10 indicações cada. Conclave e Um Completo Desconhecido tiveram oito indicações cada um.
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui concorre em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres.
Como funciona a votação
Em 2025, todos os membros da Academia podem votar em todas as categorias. Antes, eles escolhiam apenas dentro da própria área de especialidade, exceto Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.
Vence a película que receber mais votos naquela categoria. Entretanto, para a premiação de Melhor Filme, a votação segue o método preferencial — no qual cada eleitor classifica os filmes indicados em ordem de preferência, de 1 a 10.
Para ser escolhido Melhor Filme, o vencedor tem que receber 50% dos votos em primeiro lugar. Se nenhum longa conquistar essa porcentagem na primeira rodada, o filme com menos votos é eliminado e os votos são redistribuídos para a segunda escolha destes votantes, até que uma produção alcance a maioria necessária.
Quais as chances de “Ainda Estou Aqui”
O filme brasileiro "Ainda Estou Aqui" tem três indicações para o Oscar 2025: Melhor Filme, Melhor Atriz (com Fernanda Torres) e Melhor Filme Internacional. Até algumas semanas atrás, os especialistas diziam que a grande chance do longa de Walter Salles era na categoria de atuação, mas a situação mudou.
Com a queda de "Emilia Pérez" após terem sido reveladas mensagens de ódio antigas da protagonista Karla Sofía Gascón, a produção nacional é agora cotada como favorita para Filme Internacional.
Em Atriz, a situação segue sendo complicada e Fernanda aparece como a segunda colocada nas bolsas de apostas, perdendo apenas para Demi Moore, de "A Substância", que é a grande favorita. A melhora de "Anora" recente também dá destaque para Mikey Madison na briga.
Já em Melhor Filme as chances de "Ainda Estou Aqui" são bem menores. O histórico também não conta a favor, visto que apenas um filme que não é falado em inglês, ao longo dos mais de 90 anos do Oscar, venceu. Foi o sul-coreano "Parasita", em 2020. A indicação, por si só, já é histórica, visto que é o primeiro brasileiro a aparecer na principal categoria.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar