plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CULPA DO SEU CÉREBRO

Por que seu coração dói quando um personagem de série morre?

Estudos sobre interações parassociais revelam que o cérebro processa o vínculo com figuras fictícias de forma semelhante a amizades reais

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Por que seu coração dói quando um personagem de série morre? camera Quando um personagem morre na série, as mesmas áreas do cérebro ligadas à perda são ativadas | Imagem gerada por IA-ChatGPT/Olhar Digital

A sensação de vazio após a morte de um protagonista querido ou o fim de uma série não é drama: é biologia. Segundo estudos publicados pela Oxford Academic, o cérebro humano tem dificuldade em distinguir conexões reais de interações parassociais — o vínculo emocional que desenvolvemos com figuras em telas.

Como a mente humana evoluiu processando interações sociais diretas, os circuitos neurais de apego e recompensa são ativados ao reconhecermos rostos e vozes frequentes.

Veja também:

Para o sistema biológico, pouco importa se aquela figura é um vizinho ou um personagem de ficção; a convivência prolongada gera uma "confusão" que valida a dor da perda como algo real.

O luto por personagens fictícios é real: o cérebro cria vínculos emocionais como se fossem pessoas próximas
📷 O luto por personagens fictícios é real: o cérebro cria vínculos emocionais como se fossem pessoas próximas |Imagem gerada por IA-ChatGPT/Olhar Digital

O efeito do "binge-watching" no vínculo emocional

O hábito de maratonar produções potencializa esse sentimento. Ao assistir a vários episódios em sequência, o espectador acumula, em poucos dias, uma carga de convivência que levaria anos para ser construída na vida real.

Por que seu coração dói quando um personagem de série morre?
📷 |Reprodução

Essa intimidade instantânea acelera a formação do laço afetivo, tornando o impacto do "luto" muito mais agudo. Para os especialistas, entender que o cérebro processa essas perdas de forma legítima é o primeiro passo para validar o sentimento de quem se vê órfão de uma grande história.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Entretenimento

    Leia mais notícias de Entretenimento. Clique aqui!

    Últimas Notícias