plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
INTELIGÊNCIA RIVAL

ChatGPT pode anunciar rival do buscador do Google na segunda

De acordo com informações da Reuters, a OpenAI pode estar se preparando para anunciar, nesta segunda-feira (13), um novo produto de busca baseado em inteligência artificial (IA) concorrente do Google

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia ChatGPT pode anunciar rival do buscador do Google na segunda camera Embora a startup dona do ChatGPT não tenha confirmado o lançamento, rumores apontam que a possível data é estratégica | Koshiro K / Shutterstock.com

A internet estava engatinhando nos anos 90 e até o final daquela década não havia ainda os “motores de busca”. O Yahoo Cadê? foi a primeira empresa brasileira no ramo de buscadores, fundada em meados de setembro de 1995 por Gustavo Viberti e Fabio Oliveira. Além de páginas na web, o buscador também localizava imagens, vídeos, notícias e produtos em um shopping virtual, além de fornecer um serviço próprio de correio eletrônico. Foi comprado pela Yahoo! Brasil e sendo gradativamente incorporado ao seu serviço de busca preexistente.

Mas em 1999, os estudantes americanos Larry Page e Sergey Brin criaram um “buscador” diferente, mais rápido e completo. Depois de muitas rodadas de negociação em 19 de agosto de 2004, nascia finalmente o então novo buscador “Google”, que reinou até agora. (Depois o Google virou a empresa gigantesca que nós conhecemos, desenvolvendo desde celulares até robôs).

Veja também:

Mas agora o jogo está virando. De acordo com informações da Reuters, a OpenAI pode estar se preparando para anunciar, nesta segunda-feira (13), um novo produto de busca baseado em inteligência artificial (IA) que virá como forte concorrente do Google. Embora a startup dona do ChatGPT não tenha confirmado o lançamento, rumores apontam que a possível data é estratégica, visto que o I/O do Google 2024, conferência anual que deve trazer novidades da big tech, ocorre na terça-feira (14).

Confira aqui a matéria divulgada pela Reuter nos Estados Unidos confirmando o provável anúncio.

  • O rumor sobre um novo produto da OpenAI para competir com o Google remonta à semana passada;
  • Tudo começou com um usuário do Reddit que percebeu a criação de certificados SSL para o domínio search.chatgpt.com;
  • Também foi encontrado um tweet de um apresentador de podcast de IA lendo o nome do possível site de pesquisa;
  • Outra razão que aumenta essas especulações é que o subdomínio do ChatGPT mencionado acima exibe uma mensagem enigmática de “Não encontrado”, ao invés de vez de gerar o comum erro 404 para uma página não existente;
  • Não há detalhes sobre o suposto lançamento, e nenhuma confirmação oficial da OpenAI. Questionada pela Reuters, a empresa se recusou a comentar.

A expectativa é que o produto de busca da OpenAI seja uma extensão de seu carro-chefe, o ChatGPT. Ele permitirá que o bot extraia informações diretas da internet e inclua citações, conforme relatado inicialmente pela Bloomberg.

OpenAI, a empresa criadora do ChatGPT, inovação com a chegada da Inteligência Artificial (IA)
📷 OpenAI, a empresa criadora do ChatGPT, inovação com a chegada da Inteligência Artificial (IA) |REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo Purchase Licensing Rights

Embora o ChatGPT ainda tenha dificuldades em fornecer informações precisas, analistas apontam que usuários de todo o mundo já o consideram uma alternativa para coletar informações on-line, e com linguagem natural, facilitando a compreensão.

Um buscador da OpenAI usando a tecnologia de IA do ChatGPT também parece ser benéfico à Microsoft, uma vez que a empresa, maior investidora e parceira da OpenAI, até agora não conseguiu desafiar significativamente o domínio de pesquisa do Google através do seu buscador próprio, o Bing.

OpenAI plans to announce its artificial intelligence-powered search product on Monday, according to two sources familiar with the matter, raising the stakes ... Reuters

Pressionada a expandir sua base de usuários, uma análise da Similarweb mostrou que as medidas e atualizações que a OpenAI vem implementando impulsiona a companhia, que já está conseguindo retornar ao pico de tráfego mundial de maio de 2023.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Entretenimento

    Leia mais notícias de Entretenimento. Clique aqui!

    Últimas Notícias