![No governo Bolsonaro, a EBC abriu os cofres para a Record, emissora de Edir Macedo, bispo da Igreja Universal e apoiador do então presidente Imagem ilustrativa da notícia “Não queremos novelas da Record”, diz presidente de emissora](https://cdn.dol.com.br/img/Artigo-Destaque/820000/1200x0/EBC1_00822100_0_-t.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dol.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F820000%2FEBC1_00822100_0_.jpg%3Fxid%3D2696936&xid=2696936)
Histórias bíblicas sempre chamam a atenção, principalmente dos cristãos. Quando essas histórias são feitas por meio de filmes, ou da teledramaturgia brasileira, como as novelas produzidas pela Record no Brasil, o sucesso é garantido para esse público específico.
A emissora do governo federal havia comprado algumas dessas novelas e transmitido em sua programação no governo passado.
Entretanto, o presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Hélio Doyle, afirmou que a estatal não comprará mais novelas da Record, rompendo uma prática do governo Bolsonaro. Em entrevista à coluna, Doyle disse que a empresa está em busca de produções internacionais na dramaturgia.
No governo Bolsonaro, a EBC abriu os cofres para a Record, emissora de Edir Macedo, bispo da Igreja Universal e apoiador do então presidente. Comprou a obra bíblica “Os dez mandamentos” por R$ 3,2 milhões, além de “Escrava Isaura”.
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“A Globo não vende novelas. Ela mesma já faz a retransmissão no “Vale a pena ver de novo” e no canal Viva. Da Record, não queremos comprar. São aquelas novelas bíblicas. A Band vende caro e não tem nada bom. Então estamos fazendo uma prospecção no exterior. Estamos avaliando BBC, Deutsche Welle, produções mexicanas e argentinas”.
![Presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Hélio Doyle](https://cdn.dol.com.br/img/inline/820000/767x0/EBC2_00822100_0_.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dol.com.br%2Fimg%2Finline%2F820000%2FEBC2_00822100_0_.jpg%3Fxid%3D2696939%26resize%3D380%252C200%26t%3D1719129765&xid=2696939)
O jornalista afirmou que busca aumentar a audiência da TV Brasil, e reconheceu que novelas e esportes representam um naco importante de público para a empresa.
“Na TV aberta, temos a quinta audiência do país, estamos na frente da RedeTV!. Mas é pouco, não estamos satisfeitos. Queremos uma novela que cause impacto, vamos fazer promoção, estamos atrás de esportes, vamos voltar com o Sem Censura de tarde. Nesta semana passamos a transmitir para as 27 capitais”.
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